ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TRAJANO APRENDEM SOBRE PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

Uma parceria tem que dado certo e rendido frutos positivos. Desde o início da semana a Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes, na Região Serrana do Rio, vem desenvolvendo o trabalho de prevenção em saúde bucal em várias escolas da Rede Municipal de Ensino na cidade. A ação faz parte do programa Saúde Para Todos. A meta é atender até o final da ação, mais de 600 alunos entre crianças e adolescentes da área urbana e rural.

Inicialmente os alunos assistem a uma palestra educativa adequada para cada idade, com a intenção de levar conhecimento sobre a importância da higienização bucal. “Está sendo um sucesso. É uma parceria que deu certo. Após a palestra, é entregue para cada um dos alunos um kit escovação adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde contendo escova, creme dental, fio dental e folder informativo. Nossa meta é atender a todas as escolas. O trabalho tem fluído positivamente”, disse a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira.

Além da escovação diária realizada com orientação dos profissionais nas escolas, o programa Saúde Para Todos’ realiza também com os alunos um trabalho de orientação. “Ensinamos as crianças a cuidarem melhor de suas bocas. A escovação correta é uma das medidas. Em toda visita levamos escovas de dente novas. Quero agradecer a secretária de Saúde Ana Paula e ao prefeito Rodrigo Viana, pelo excelente trabalho. Vou destacar também o atendimento dos profissionais engajados nessa meta – os dentistas”, agradeceu o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Elielton Riguetti.

Com as orientações e supervisões adequadas, os alunos menores apresentam menos problemas bucais do que as maiores. “É preciso observar as crianças. É muito importante essa atenção, porque as crianças aprendem a cuidar de seus dentes e evitam problemas no futuro. A prevenção já vem sendo feita, pela odontologia municipal e também pelos nossos professores. Nossa parte enquanto gestão pública está sendo feita. Quero agradecer a todos os profissionais envolvidos no programa ‘Saúde Para Todos’”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

O objetivo deste trabalho é diminuir a incidência de cárie na infância e a demanda de tratamentos curativos na Unidade Básica de Saúde através de uma forma simples e com custo relativamente baixo. “A cada trabalho deste bem feito pelos profissionais de saúde, percebemos que as crianças estão cada vez mais atentas e preocupadas com os cuidados com seus dentes e assim, os resultados têm sido melhor que o esperado”, analisou o prefeito.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alunos-das-escolas-da-rede-municipal-de-ensino-de-trajano-aprendem-prevencao-em-saude-bucal/