COMEÇOU EM TRAJANO ALISTAMENTO MILITAR PARA JOVENS QUE COMPLETARAM E COMPLETAM 18 ANOS ATÉ 31 DE DEZEMBRO

Os jovens trajanenses do sexo masculino que completaram ou vão completar 18 anos em 2017 têm até o dia 31 de dezembro para fazer o alistamento militar. O ato é obrigatório e deve ser feito na Junta do Serviço Militar na Avenida Castelo Branco, s/nº, no Centro da cidade. Jovens que não fizerem o alistamento ficam impedidos de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou de se matricular em qualquer instituição de ensino, inclusive universidades.

A secretária na Junta do Serviço Militar inicial em Trajano, Elisângela Campos Monteiro, explica que está previsto também pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. “A gente pede que o rapaz compareça o quanto antes a unidade e providência o alistamento. É importante destacar que a apresentação ao serviço militar inicial é obrigatória”, disse.

O alistamento militar 2017 começou em janeiro e é lei. “Todo homem que completa 18 anos deve fazer o alistamento junto às forças armadas brasileiras, podendo se inscrever no exército, na marinha ou na aeronáutica. Portanto, se você ainda não foi não perca a oportunidade de servir o seu país, e ao mesmo tempo, garantir um trabalho digno pelo estado em que mora”, informa.

A legislação que trata dos deveres militares do brasileiro foi editada em 17 de agosto de 1964 e prevê restrições. A partir dos 19 anos, o jovem do sexo masculino que descumprir esta determinação fica impedido de tirar passaporte, fazer concurso ou trabalhar como funcionário público, dos municípios, estados e da União, prestar exame ou matricular-se em qualquer escola ou universidade e tirar carteira profissional, por exemplo.

O compromisso militar é mais do que uma obrigação e sim um dever de todo jovem brasileiro, que assume neste ato um compromisso com a sua pátria e com o dever cívico. “Caso o jovem não se aliste, ele fica devedor perante o Estado podendo se alistar no ano seguinte mediante pagamento de uma multa, que aumenta de acordo com o número de anos que deixou de fazer o alistamento. Além disso, sem reservista não é possível assumir cargos públicos e tirar passaportes”, explicou Elisângela.

Mesmo que venham a ser dispensados pelo Exército, como é o caso do município de Trajano de Moraes, os jovens participam do juramento à bandeira e recebem seu certificado de dispensa, em uma solenidade que desperta essa faceta do civismo e do amor à pátria que todos nós devemos cultivar.  Para os jovens que possuem mais de 18 anos de idade e ainda não se alistaram, a instrução é que compareçam à Junta do Serviço Militar onde receberão instruções sobre o procedimento correto a ser adotado.

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/alistamento-militar-para-jovens-que-completam-18-anos-comecou-em-trajano/

Pular para o conteúdo