AGRICULTURA: AÇÃO CONJUNTA VIABILIZA AOS PRODUTORES RURAIS DE TRAJANO COMPRA DE CALCÁRIO

POR DOUGLAS SMMITHY

Com objetivo de diminuir o custo de produção e, ao mesmo tempo, aumentar a lucratividade e renda dos pequenos e médios  produtores, a prefeitura de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com Emater e a União dos Produtores de Trajano de Moraes, Associação que desenvolverá uma série de atividades de forma compartilhada com a pasta da Agricultura, adquiriu 60 toneladas de calcário, neste primeiro momento, beneficiando os produtores da Bacia Hidrográfica de Serra das Almas, com 30 toneladas do produto.

O prefeito Rodrigo Viana e o secretário da pasta Mário Lessa, juntamente com os representantes da União dos Produtores, participaram da entrega, no Centro Comunitário de Serra das Almas.

“É uma parceria que renderá saldos positivos aos nossos produtores, visto que essa ação beneficiará, neste primeiro momento, toda a Bacia Hidrográfica, compreendendo as regiões de Serra das Almas e Monte Café. Lembrando que o calcário é de extrema importância para a correção do solo. Exemplo simples é que a partir do momento que o solo está com dosagem ideal deste insumo, a cultura absorve outros nutrientes com mais facilidade, fazendo com que o produtor não precise gastar com outros insumos”, explicou o prefeito Rodrigo Viana.

Quando aplicado, o calcário busca corrigir a acidez e pH do solo, possibilitando assim a recuperação e conservação da terra, consequentemente, acarretando maior produtividade.

” Realizamos hoje a segunda entrega de calcário aos produtores, somando 30 toneladas, de um total de 60 já negociadas, sendo que na próxima quinzena estaremos entregando mais 30 toneladas. As despesas com o transporte inviabilizam a aquisição do produto aos pequenos e médios produtores. Para viabilizar a compra, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura viabilizou o transporte e entrega, o que gera ao produtor uma economia de mais de 50% no preço final do calcário. Sendo um auxílio importante ao pequeno produtor que muitas vezes não dispõe de recursos suficientes para investir na preparação mais adequada do solo”, relatou Mário Lessa.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agricultura-acao-conjunta-viabiliza-aos-produtores-rurais-de-trajano-compra-de-calcario/