AGOSTO DOURADO: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO INCENTIVA O ALEITAMENTO MATERNO

A Secretaria Municipal de Saúde de Trajano de Moraes reforça a importância do aleitamento materno no Agosto Dourado. Por causa da pandemia, o trabalho está sendo focado nas informações orientativas junto às Unidades de Saúde e também nas redes sociais. De acordo com o secretário da pasta, Lucas Esteves, a gestão pública municipal trabalha com o intuito de fortalecer e promover a prática do aleitamento materno.

Para Lucas Esteves, o Agosto Dourado é extremamente importante para os bebês. “Precisamos sim incentivar o aleitamento materno, principalmente neste período que estamos vivendo uma pandemia pelo coronavírus. Vamos estar sempre falando sobre isso, comentando na roda de amigos, grupos familiares, isso tudo é muito importante, apoiar, comunicar, realizar um trabalho em rede, comunicação em tempo de pandemia. Os bebês precisam ser alimentados com leite materno até os seis meses de idade e depois, até os dois anos, como alimento complementar”, destacou.

O leite materno é um alimento completo, o bebê não necessita de nada mais, além do leite da sua mamãe, até os seis meses de nascimento, e quem afirma essa informação é a doutora Virginia Souza, que atualmente atende no Posto de Saúde da Família – PSF, em Doutor Elias. O leite materno é um alimento completo, ou seja, é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

“Todo mês é mês de aleitamento materno, já que é o leite ideal para o lactente e nenhum outro ainda que artificial substitui o materno, por ser o leite mais tolerado pelos bebes. O leite materno tem várias vantagens, dente elas a nutricional. Até os seis meses, deve ser o alimento exclusivo do bebe, por ter a vantagem imunológica. O leite humano é superior a qualquer tipo de fórmula”, explicou, em um vídeo gravado e divulgado em rede social, por conta da pandemia.

No Brasil, a Semana de Aleitamento Materno é comemorada desde 1999 com a coordenação do Ministério da Saúde. Em 2017, foi sancionada a Lei nº 13.435, que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno. A medida estabelece a realização de palestras e encontros na comunidade sobre a causa, além da decoração e iluminação de espaços públicos com a cor dourada.

“Os benefícios da amamentação além de nutrir corretamente a criança para que ganhe peso adequadamente, ele promove o vínculo afetivo entre mãe e bebê. O recomendado é amamentar até os 2 anos ou mais, oferecendo somente leite materno até os 6 meses de idade. A amamentação também é importante para a saúde da mulher”, lembrou o secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/agosto-dourado-secretaria-municipal-de-saude-de-trajano-incentiva-o-aleitamento-materno/