AÇÕES EM COMEMORAÇÃO À CAMPANHA ‘NOVEMBRO AZUL’ SÃO REALIZADAS EM TRAJANO

Imagina um mês de proteção masculina. Pensou? E, claro você acertou! Novembro é verdadeiramente o mês do ‘Novembro Azul’, período da maior campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de próstata. O município de Trajano de Moraes, não poderia ficar de fora dessa. Vale lembrar, que todo o esforço da gestão pública, tem um significado: conscientizar a população masculina sobre a necessidade de se prevenir contra o desenvolvimento desse tipo de câncer, responsável pela morte de grande quantidade de homens mundo a fora.

E para que esse passo tão importante na vida de um home chamado diagnóstico sobressaia, é preciso antes de tudo acabar com o temido preconceito. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Oliveira, o preconceito afasta a classe masculina de exames médicos como o toque retal, por exemplo. “Devemos lembrar aos homens o quanto é importante para a própria masculinidade ter uma próstata saudável. Trajano de Moraes esta fazendo uma campanha linda na policlínica Doutor Augusto Lemgruber, na Rua Coronel João Martins – s/n, no Centro”, disse.

Nesta segunda-feira (13), atendimentos como coleta de sangue para exames antígeno prostático específico, traduzido do inglês PSA, que é especifico para Câncer de Próstata foi feito na Policlínica. “Esse mês assim como o Outubro Rosa, foi pensado com dedicação e muito carinho para que juntos possamos atender o máximo de pessoas. Essa é uma indicação do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. Estamos fazendo nossa parte, agora esperamos que os homens façam a dele indo a Policlínica fazer o exame”, destacou Ana Paula.

O médico urologista doutor Antônio de Pádua esteve presente durante todo o dia realizando exames na Policlínica Doutor Augusto Lemgruber.  “Foram feitos no local só nesta segunda-feira, cerca de 30 atendimentos para o caso de prevenção ao Câncer de Próstata. Até o final do mês muita coisa ainda vai acontecer. A recomendação é para que homens a partir de 50 anos realizem os exames o quanto antes”, alertou.

De modo geral, o câncer de próstata desenvolve-se de forma lenta, não chegando a ameaçar a saúde do homem. “Para se ter uma ideia da lentidão desse processo, ele leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm3 . Entretanto, alguns desses tumores podem atingir rápido desenvolvimento, crescendo bastante em pouco tempo, comprometendo outros órgãos e levando o paciente à morte”, explicou com detalhes a enfermeira Michelli Machado.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/acoes-em-comemoracao-a-campanha-novembro-azul-sao-realizadas-em-trajano/