Na manhã desta quinta-feira (04), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou a entrega da sétima remessa de vacinas contra Covid-19. A operação contou com agilidade de um helicóptero, que saiu do GAM da Polícia Militar, em Niterói. Trajano de Moraes recebeu 90 doses, ou seja, foi uma das cidades que recebeu as vacinas. A Coordenadora de Imunização, Renata Gomes esteve na cidade de Cordeiro acompanhada da Polícia Militar para receber a caixa isopor contendo os imunizantes.
Após conferência, os profissionais de Saúde deram início a vacinação dos idosos com idade entre 80 e 84 anos. “A Secretaria Estadual de Saúde recebeu do Ministério da Saúde (MS), na quarta-feira, 249.200 doses da CoronaVac e essas foram distribuídas. A parte que cabe a nossa cidade chegou e já começamos a imunização em nossos idosos”, disse Renata.
Trajano de Moraes, segue o cronograma pautado pelo Ministério da Saúde. “Destaco que a definição dos grupos prioritários para a primeira fase da vacinação contra a Covid-19 foi estabelecida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), por meio de decisões tomadas por comissão tripartite. O Estado segue a recomendação do Ministério da Saúde, repassando as orientações aos municípios. E a gente segue esse cronograma formalmente”, explicou o secretário municipal de Saúde, Juninho Azevedo.
Vale lembrar que neste primeiro momento, foi definido um grupo prioritário. “Reforçamos a importância de todos os cidadãos manterem os cuidados, como lavar as mãos com frequência, usar álcool gel quando não for possível lavar as mãos, usar máscara em lugares públicos e evitar aglomerações”, finalizou o secretário.