TRAJANO REFORÇA MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA A DENGUE / PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES

Prefeito Rodrigo Viana, Secretário Municipal de Saúde – Juninho Azevedo e o Superintendente de Vigilância em Saúde – Dr Saulo Pacheco se reúnem para traçar novas metas em combate à dengue no município.
Através de ações, a Prefeitura de Trajano de Moraes através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça as medidas preventivas para combater possíveis criadouros do mosquito da dengue. O Brasil vive alta de casos da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite outras doenças como Zika e Chikungunya.
Desde outubro de 2023, a Vigilância em Saúde Municipal está empenhada na luta contra a Dengue, as equipes de agentes de endemias iniciaram diversas palestras nas escolas, visitas domiciliares, ações mecânicas com bloqueio químico nas residências de casos positivos e suspeitos da doença. É importantíssimo receber os agentes em sua casa. Dengue mata. O problema é de todos e a solução também!
É preciso que a população esteja atenta aos seus domicílios e locais de trabalho para combater a Dengue, pois a Dengue não é brincadeira, ela pode matar! Receba os agentes de endemias, faça a vistoria semanalmente dos vasos de plantas, caixas dágua, potes de animais ou qualquer tipo de reservatório que possa acumular água. A prevenção é importante!
O prefeito Rodrigo Viana junto com o Secretário de Saúde – Juninho Azevedo e o Superintendente de Vigilância em Saúde – Dr Saulo Pacheco se reuniram para traçar medidas e elaboraram um plano de “guerra” contra a dengue na cidade. O prefeito Rodrigo Viana vai decretar medidas emergenciais, a fim de reforçar o trabalho que já vem sendo realizado pela administração no enfrentamento através de diversas frentes de trabalho com mutirão da limpeza e bloqueios.
Vale lembrar que a população tem papel fundamental no combate aos focos de dengue pela cidade, recebendo os agentes de endemias da prefeitura, que são autoridades sanitária e precisa ter acesso às residências.
Para denunciar possíveis focos ou solicitar a operação contra a Dengue entre em contato com a Ouvidoria do Município ZAP (22 98873-3389, Coordenação da Vigilância em Saúde ZAP (22 99991-3759, pelas Redes Sociais nos canais oficiais da Prefeitura, ou com os Agentes de Combate as Endemias na sede da Vigilância situada a Rua João Guimarães, s/n, centro de Trajano.
Para evitar a proliferação do mosquito nas residências seguindo as dicas abaixo:
Eliminar água parada;
Manter a tampa da caixa d’água bem fechada;
Remover folhas e galhos das calhas;
Manter tampados tonéis e barris de água;
Colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas;
Guardar garrafas sempre de cabeça para baixo;
Pneus velhos devem ser abrigados em lugares cobertos;
Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira fechada.
Sabemos que 75% dos focos do mosquito encontram-se nas nossas casas. Então, a população tem um papel fundamental neste momento na prevenção. As pessoas não devem se automedicar. Os sintomas já são conhecidos: febre alta, dores nas articulações e atrás dos olhos, e manchas na pele. Devem procurar o atendimento no Hospital Francisco Limongi para que os casos não se agravem, disse prefeito Rodrigo Viana.
COMABTER A DENGUE, ESSA MISSÃO É DE TODOS

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-reforca-medidas-preventivas-contra-a-dengue-prefeitura-de-trajano-de-moraes/