Trajano de Moraes recebe nota “B” de “Boa Gestão” diz pesquisa FIRJAN

– Boa administração de atual prefeito eleva Trajano de Moraes no ranking de pesquisas no estado

Na semana passada, foi divulgado na grande imprensa uma pesquisa elaborada pela FIRJAN, em que o município de Trajano de Moraes recebeu nota “B” de boa gestão. Segundo dados, pela boa administração municipal, o desempenho de Trajano melhorou nos itens analisados, como: receita própria, gastos com pessoal, liquidez, investimentos e custos de dívidas.

Este estudo é elaborado exclusivamente com dados declarados pelos municípios nos anos de 2006 a 2010, à Secretaria do Tesouro Nacional. O indicador considera cinco quesitos: IFGF da receita própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF gasto com pessoal; IFGF liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobrí-los no exercício seguinte; IFGF investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação a receita líquida, e, por último, o IFGF custo da dívida; este que avalia o comprometimento do orçamento com pagamentos de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores. O índice varia entre 0 e 1, quanto maior melhor é a gestão fiscal do município e cada cidade é classificada com conceito (A) – Gestão de Excelência; (B) – Boa Gestão; (C) – Gestão com Dificuldades e (D) – Gestão Crítica.

Mostrando a nova fase política que Trajano de Moraes vem passando com a atual administração, a nota “B” coloca o município em relação de destaque, já que está na 47ª posição no ranking estadual da pesquisa, ficando a frente de grandes municípios como: Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo e Bom Jardim. A notícia veio num importante momento, quando confirma todos os índices de desenvolvimento positivos que a grande imprensa vem mostrando há meses sobre o desempenho de seus atuais gestores municipais, e vale dizer que se a análise desta pesquisa fosse feita no período de 2009 a 2012, o município de Trajano de Moraes estaria crescendo ainda mais no ranking da FIRJAN, porque a nova administração vem tomando todas as providências no atendimento a Lei de Responsabilidade Fiscal, prestando assim as devidas informações referente a gestão fiscal.

.

Por Geraldo Carvalho

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-recebe-b-boa-gestao-pesquisa-firjan/