Trajano participa da reunião do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura

Cordeiro recebeu, no último dia 29 de julho, representantes de nove municípios para a reunião mensal do Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura, que tem como objetivo discutir e elaborar uma agenda comum para a gestão pública de cultura, reforçando a construção de políticas que beneficiem toda a região. O encontro aconteceu no Centro Cultural Ione Pecly e teve como tema principal a realização das conferências municipais de cultura para levantamento de propostas a serem apresentadas na conferência estadual.

Exaltando a cultura audiovisual do município, a reunião foi iniciada com a apresentação de dois curta metragens – ‘A Hora das Almas’, de 2004, e ‘Uma Breve História de Fogachos, Queijinhos e Miranda’, de 2006 –, produzidos pelos cordeirenses Luiz Antonio Cavaleiro e Angelo Pessoa, respectivamente. Os curtas foram premiados pelo projeto Revelando os Brasis, na categoria voltada para municípios com até 20 mil habitantes.

Com a proximidade do término do período de realização das conferências municipais de cultura, os gestores presentes aproveitaram a reunião para falar sobre as que já foram feitas e auxiliar os demais municípios na organização das próximas, como no caso de Cordeiro, onde a conferência acontece nesta terça-feira, 6 de agosto.

A realização das conferências é de fundamental importância, pois as propostas recebidas em cada município serão coletadas e reunidas documentalmente para serem apresentadas, através do fórum, buscando reforçar a presença e participação da região na Conferência Estadual de Cultura, com data ainda a ser definida. Essa união dos municípios traz força para a região na busca por criar uma infraestrutura para circulação dos produtos culturais.

Com a presença da gerente de Cultura do Sesi (Serviço Social da Indústria), Fabiana Scherer, foi discutida a possibilidade de uma parceria com os 15 municípios que fazem parte do fórum, buscando ampliar as ações voltadas para a área cultural, trazendo espetáculos teatrais, shows e eventos que já fazem parte do portfólio do Sesi.

O Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura da Região Serrana é formado pelas cidades de Bom Jardim, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Petrópolis, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Cachoeiras de Macacu. As reuniões acontecem na última segunda-feira de cada mês.

O Diretor de Cultura, Weber José, representa o município de Trajano de Moraes no Fórum Serrano de Gestores Públicos de Cultura.

Fonte: Jornal da Região

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-participa-da-reuniao-do-forum-serrano-de-gestores-publicos-de-cultura/