Trajano de Moraes sediou encontro técnico do caqui

A Emater-Rio e a Prefeitura de Trajano de Moraes promoveram, no dia 10 de julho, na localidade de Gravatá (microbacia Alto Macabu), o quarto encontro técnico do caqui. A região serrana é a maior produtora de caqui do Estado do Rio, e a iniciativa visa capacitar os produtores, promovendo o acesso a técnicas de cultivo agroecológicas, que geram alta produtividade e garantem a qualidade dos frutos.

A primeira palestra da programação contou com a participação dos consultores do programa Rio Rural, Eiser Felippe e Ana Paula Pegorer. Os técnicos falaram sobre práticas agroecológicas e como essas experiências podem contribuir para uma agricultura sustentável. Na seqüência, o engenheiro agrônomo e supervisor da Emater-Rio na região serrana, Alexandre Jacintho Teixeira, explicou os métodos de controle alternativo da antracnose, conhecida popularmente como pinta do caqui. Segundo Alexandre, uma das formas de combate dessa doença é a poda de redução ou de encurtamento. Os cortes na estrutura da planta têm o propósito de criar um espaçamento maior entre os pés, abrindo espaço para pulverização com defensivos agrícolas alternativos (calda bordalesa e calda sulfocálcica) que controlam a presença de fungos.

A valorização do produto e o acesso aos mercados institucionais também foram debatidos no encontro. Extensionista rural da Emater-Rio em Nova Friburgo, Ocimar Teixeira apresentou a experiência da localidade Janela das Andorinhas (microbacia Riograndina), que comercializa o caqui em embalagens padronizadas. “A embalagem facilita o acesso a novos mercados e comprova a qualidade do produto”, afirmou Ocimar. E o supervisor da Emater-Rio em Sumidouro, Ricardo Belo, explicou o funcionamento da compra e venda de produtos da agricultura familiar através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), ambos do governo federal. “Os agricultores de Sumidouro fornecem, atualmente, para a merenda escolar de Maricá e para sete bancos de alimentos em todo o Estado. O caqui de Trajano também tem esse potencial”, pontuou Ricardo.

Na parte prática, os participantes acompanharam demonstrações de poda do caquizeiro – retirada cuidadosa de partes inúteis ou dispensáveis da planta. A propriedade visitada foi a do produtor Varley Ouverney, que vive há 30 anos na região com a família e adota práticas de manejo que visam o aumento de produtividade na lavoura. “A poda, feita com eficiência, garante o sucesso da cultura do caqui. Como hoje o mercado prioriza a qualidade, essa prática torna-se cada vez mais importante”, explicou Alexandre Teixeira, autor de várias publicações sobre a cultura do caqui.

Participaram do evento o gerente técnico estadual de Floricultura e Fruticultura da Emater-Rio, Martinho Belo; agricultores e extensionistas rurais dos municípios de Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Sumidouro e Nova Friburgo.

 

POR: ALEXANDRA CAVALHEIRO

FONTE DA NOTÍCIA: SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA E PECUÁRIA/RJ

 

Publicado no Jornal Tribuna da Serra

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-sediou-encontro-tecnico-do-caqui/

Pular para o conteúdo