Trajano de Moraes realizará Concurso Leiteiro de 20 a 23 de Abril

Texto e fotos: Geraldo Carvalho

A prefeitura de Trajano de Moraes informa que nos dias 20, 21, 22 e 23 de Abril será realizado juntamente com as comemorações do aniversário do município, o XVII Concurso Leiteiro com objetivo de avaliar o desempenho dos animais produtores de leite, criar oportunidades de entrosamento entre os criadores e incentivar o melhoramento genético do rebanho leiteiro do município e toda região. Nesta semana foi composta uma comissão organizadora que envolveu membros do executivo municipal, Emater-RJ, Sindicato Rural e mais uma vez contando com a parceria da Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco.

Para uma melhor organização, os produtores também escolheram que os representantes da comissão organizadora serão s seguintes produtores: Francisco Fidalgo, Elias Maria, Aguinho Gomes, Marcelo Batalini e Marquinho Rosa.

Já atuando na organização deste grande evento,  informam que o ingresso dos animais no galpão do concurso leiteiro deverão estar acompanhados do GTA (Guia de Trânsito Animal), exames negativos de Tuberculose, vacinação contra Febre Aftosa, e dos bezerros de 03 a 08 meses contra Brucelose, este que é emitido pelo Núcleo de Defesa Agropecuária de Estado de Agricultura e Pecuária.

Acontecerão nove ordenhas com horas devidamente agendadas, a pesagem de cada retirada só será efetuada após todos animais ordenhados e cada animal terá seu recipiente individual para depositar o leite produzido. “As latas de leite devem estar higienizadas até 10 minutos antes do início de cada ordenha, onde a mesma sofrerá fiscalização antes e depois de cada ordenha.” Disse Aguinho Gomes.

Para premiação dos animais vencedores, a comissão informa que o concurso leiteiro abrangerá as categorias de Vaca Grande Campeã Municipal, Novilha, Vaca Jovem Municipal e Vaca 25 KG Municipal. “Será uma grande festa leiteira com objetivo de homenagear os proprietários de animais leiteiros e vamos premiar do primeiro ao terceiro lugar com premiação em dinheiro.” Alertou Aguinho Gomes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-realizara-concurso-leiteiro-de-20-a-23-de-abril/