Trajano de Moraes ganha novo plano de estrutura viária

Projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria Estadual de Transportes

Trajano de Moraes está prestes a passar por uma intensa reformulação viária. Em solenidade na sede da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), dia 15 de março, o prefeito Carlinhos Gomes recebeu, do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e da engenheira de trânsito Sônia Taboaço, o Estudo do Trânsito de Trajano, proposta executada pelos profissionais especializados da secretaria, de reordenação do tráfego local. O projeto, desenvolvido em cima da revitalização do problema do fluxo de veículos, muitos pesados, que atravessam a cidade em direção à Região dos Lagos e ao Polo Cimenteiro de Cantagalo, permitirá a alteração da disposição de placas de sinalização, a reordenação das vias e demanda e ainda sugere a abertura e fechamento de vias específicas, tudo para reduzir acidentes e facilitar a vida do cidadão.

A solicitação do Estudo do Trânsito se deu a partir da assinatura de um convênio entre a Secretaria Estadual de Transportes e a Prefeitura de Trajano de Moraes, por iniciativa do prefeito Carlinhos Gomes, e possibilitou que técnicos e engenheiros da Setrans fizessem um mapeamento das ruas da cidade, desenvolvendo um plano de sinalização e circulação viária.

Segundo o prefeito, o município precisava, com urgência, desse socorro devido ao crescimento da população e ao número de veículos que atravessam o município diariamente. “Nossa malha rodoviária passou a não comportar o tráfego diário de caminhões e automóveis. Outro agravante é o fato de o município ser muito utilizado por moradores de cidades próximas, que buscam chegar à região litorânea ou ao polo cimenteiro. Precisamos ter estrutura para comportar essas demandas”, afirmou.

Júlio Lopes explicou que essa situação comprova o crescimento e o desenvolvimento do estado, também nas áreas mais afastadas da capital. “Nesse estudo, há um mapeamento detalhado de Trajano de Moraes, onde estão identificados os pontos que deverão passar por modificações. As intervenções devem contar também com um novo plano de sinalização, fundamental para a organização viária. Temos a intenção ainda de desenvolver um estudo para a construção de uma malha cicloviária na cidade, o que estimulará a população a deixar de utilizar automóveis e adotar as bicicletas como meio de transporte”, afirmou Júlio Lopes.

– Nosso município está avançando e precisamos acompanhar este crescimento também através de incentivo à infraestrutura. Além de nossa população local, recebemos muita demanda de municípios vizinhos, principalmente do estado de Minas Gerais. Com este importante apoio da Secretaria Estadual de Transportes, estou certo de que poderemos crescer de forma mais adequada e qualificada – comemorou o prefeito.

Para o secretário Júlio Lopes, é importante encontrar prefeitos que sejam receptivos e interessados. “Prefeitos como Carlinhos Gomes fazem a diferença por sua iniciativa. Hoje, entregamos o Estudo do Trânsito, assinamos o convênio do Vale Social e faremos muitos outros em benefício de Trajano. Fico feliz em ser solicitado e poder executar projetos que levem melhoria e qualidade de vida ao interior do estado”, disse.

.

Fonte: Jornal da Região

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-ganha-novo-plano-de-estrutura-viaria/