Trajano de Moraes cria Plano Municipal de Cultura

No dia 27 de julho de 2016, o Diretor de Cultura  Weber José Gomes e o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Heleno Loureiro da Rocha, entregaram a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosseline Almeida de Carvalho, o Plano municipal de Cultura, que teve a sua apresentação e aprovação, na Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Cultura realizada no Salão Nobre da Escola Mz Alfredo Lopes Martins, que contou com a presença do representante da Secretaria de Estado de Cultura e Dinamizador da construção do Plano Municipal de Cultura Flávio Aniceto, no dia 13 de julho de 2016. Solicitando que o mesmo fosse encaminha do à Câmara de Vereadores para aprovação.

O Plano Municipal de Cultura define as diretrizes e aponta metas a serem atingidas no próximo decênio, indicando o fortalecimento dos mecanismos de fomento as atividades culturais no município estimulando a iniciativa de produtores independentes, ampliação dos espaços de discussão entre o poder público e sociedade civil organizada. Destaca ainda a importância da regularidade na realização de eventos que constituem o Calendário Cultural da cidade, combinado com a formação artística oferecida de forma descentralizada pela administração pública. Este plano, também trata da importância da preservação do nosso patrimônio material e imaterial como forma de promoção da educação e regate cultural da cidade Trajano de Moraes. Levantamos, ainda, a necessidade da construção de espaços que comportem as escolas de formação artística e os grandes eventos, que a dinâmica que toma a atividade cultural em nossa cidade já demonstra sua relevância e que deixa de acontecer muitas vezes por falta de espaço.

Por fim, a capacidade de discutir e elaborar este Plano Municipal de Cultura demonstra o amadurecimento do setor artístico e cultural de Trajano de Moraes e insere a cultura na pauta das grandes questões do Município, determinando o direcionamento para definição das políticas públicas de cultura nos próximos anos. Este plano reforça a importância da dimensão cultural das políticas de cultura nos próximos anos. Este reforça a importância da dimensão cultural no desenvolvimento da cidade, garantindo qualidade de vida da comunidade, promovendo a inclusão social através do exercício do direito de acesso a cultura como um dos principais direitos de cidadania.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/trajano-de-moraes-cria-plano-municipal-de-cultura/