TEATRO, POESIAS, LEITURA E AÇÃO PRESENTES NO ‘FESTIVAL LITERÁRIO ENERGIA PARA LER’ EM TRAJANO

POR DOUGLAS SMMITHY

Com o tema “Dias que não deixaremos para trás”, o festival que começou nesta terça-feira (09), atraiu centenas de crianças a Praça Nilo Peçanha, no Centro de Trajano de Moraes. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Viana, do vice Matias Mendes e do secretário municipal de Cultura, Weber José Gomes e da equipe de governo. Está edição tem como eixo temático a sustentabilidade e o empreendedorismo nas apresentações sem perder o mundo mágico da literatura.

As novidades desta temporada são que além da vasta programação, o público tem o espaço “Leitura é bom e eu gosto”, onde acontecem as apresentações; a “Bebeteca”, um local com livros para crianças até 3 anos e o Espaço Gourmet com saborosas iguarias, explicou. O produtor executivo Flávio e Rodrigo, explica que o projeto Energia para Ler vai acontecer em uma escala de cinco dias corridos e também promoverá os artistas locais.

“Ele terá ainda personalidades do cenário artístico nacional como o ator Ricky Tavares que está no ar na novela Além da Ilusão, da TV Globo; os ginastas Daniele e Diego Hypólito, além da atriz e cantora Letícia Soares, vencedora do 7º Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria “melhor atriz em teatro musical” por “A Cor Púrpura”, explicou o produtor executivo, Flávio Valadares.

O Simpósio de Educação e Cultura encerra a programação com a distribuição de kits literários para alunos e professores da rede municipal no último dia do evento. “O Simpósio fecha a programação com chave de ouro, porque vamos discutir a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor em cada cidade. Será um momento de troca e a nossa busca é incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, garante Flávio.

O tradicional concurso “Luzes da Cidade” que premia alunos da rede pública vai comemorar o bicentenário da independência do Brasil, além de enaltecer a sustentabilidade e o empreendedorismo. Os interessados devem se inscrever nas três modalidades: desenho (o livro que mais amei), poesia (eu cuido do meio ambiente) e audiovisual (economia circular: mãos que transformam), através do site do projeto www.energiaparaler.com.br que tem três eixos: leitura, sustentabilidade e cidadania.

Os vencedores dos melhores projetos serão premiados com bicicletas, tablets, livros e celulares.  O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/teatro-poesias-leitura-e-acao-presentes-no-festival-literario-energia-para-ler-em-trajano/