Seminário Estadual de Agricultura é realizado em Nova Friburgo

Dados divulgados vãos auxiliar a dinâmica agrícola em Trajano de Moraes

Integrar ações e formar parcerias para fomentar a atividade agrícola na Região Serrana. Esse foi um dos temas do Seminário Regional de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento – Integração e Parcerias pelo Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, realizado durante todo o dia desta segunda-feira (1), em Nova Friburgo.

O evento, contou com a presença do prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz. A programação estendeu-se por todo o dia no auditório do Centro Administrativo Municipal Prefeito César Guinle, com realização da Secretaria Estadual do setor, com apoio da prefeitura de Nova Friburgo.

Durante o seminário, o secretário estadual da pasta, Jair Bittencourt, trouxe uma boa notícia para os moradores de Trajano de Moraes. De acordo com ele, com a recuperação econômica do Estado do Rio, foi acertada com o Banco Mundial, a retomada do programa RIO RURAL. “Um evento desse só nos faz ter certeza da importância da nossa cidade e região para a economia do estado. Tenho certeza que Trajano de Moraes vai contribuir muito para esse fortalecimento”, disse o prefeito Rodrigo Viana.

Com uma altitude de mais de 795 metros, e com uma extensão territorial de pouco mais de 589 mil quilômetros, Trajano de Moraes, é na região um dos poucos municípios no estado com uma produção agrícola intensa. “Nossa cidade tem muito para oferecer. Temos pessoas aqui capazes de produzir e fazer de Trajano de Moraes destaque e referência no estado quanto ao assunto agricultura. Temos produtores comprometidos com a produção e produtos de qualidade. Acredito muito em nossa cidade”, disse o vice prefeito Jorge Diniz.

Em seu pronunciamento, o secretário estadual de Agricultura Jair Bittencourt frisou tratar-se de uma reunião de trabalho pela interação das ações em prol da agricultura do Estado do Rio de Janeiro. Os seminários visam atender os prefeitos e agricultores das diversas regiões do estado objetivando produtos cada vez melhores.

Jair comentou ainda que foi-se o tempo em que municípios rurais eram tidos como pobres, pois a situação se inverteu e os municípios de produção rural atualmente são eficazes e alcançam seus objetivos. Ele acrescentou que não conhecia a estrutura da Secretaria de Agricultura do estado, tendo elogiado seu corpo técnico.

A presidente da EMATER-RIO, Stella Romanos, e o Diretor Técnico da empresa, Ricardo Mansur, apresentaram, fizeram uma radiografia do setor agropecuário dos 15 municípios serranos. Os dados divulgados vão auxiliar as administrações municipais a elaborarem políticas públicas para o segmento, em parceria com a secretaria estadual de Agricultura e suas empresas vinculadas.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/seminario-estadual-de-agricultura-e-realizado-em-nova-friburgo/