-AEPREMERJ realizou, no dia 13 de abril, seu 16º. Seminário de Previdência, na cidade de Trajano de Moraes, na sede do Trajano Country Club.
Sergio Augusto presidente do Prev Trajano agradeceu ao apoio do prefeito na gestão do Fundo de Previdência e disse que sem a participação de todos os servidores não seria possível realizar um trabalho tão prazeroso. Fez um agradecimento a AEPREMERJ pelo pela escolha da cidade de Trajano de Moraes, agradeceu aos patrocinadores e aos dirigentes de RPPS de outros municípios presentes.
Delúbio Gomes disse sentir-se imensamente agradecido pelo convite para proferir a palestra de abertura do evento e que sempre é um prazer participar dos eventos realizados no estado do Rio de Janeiro, pois alem das belas paisagens os eventos sempre são de uma organização exemplar.
O presidente da AEPREMERJ, Claudinei Portugal, ressaltou a grandiosidade do seminário, que conta, na abertura, com a participação de 25 RPPS’s municipais, de todos os patrocinadores da Associação. Estiveram presentes cerca de 160 pessoas. “Parabenizo o prefeito pela importância dada ao RPPS municipal e enalteço a participação e comprometimento do presidente do Prev Trajano que sempre participa de todos os eventos previdenciários, buscando estar sempre atento as mudanças e inovações ocorridas na legislação previdenciária. Ressaltou também o ato do prefeito em decretar ponto facultativo nas repartições municipais para que todos os servidores participassem do evento. Citou a grade de palestras que privilegiava o tema de benefícios e as mudanças recentes na legislação bem como a participação do Dr. Marcelo Guerreiro, juiz da 30ª vara federal do Rio de Janeiro, da Drª. Viviane Carvalho e do Dr. Delúbio Gomes.
Ciclo de Palestras
A primeira palestra do dia fora proferida pelo auditor fiscal do Ministério da Previdência Social, Delúbio Gomes Pereira da Silva, que sugeriu a todos os institutos de previdência municipais adotem uma política mais rigorosa de concessão para a aposentadoria por invalidez, trabalhando a prevenção da saúde. “Os maiores motivos para a invalidez são o câncer de mama e de próstata. Por isso, é importante que os servidores ativos façam exames periódicos. No Brasil, este número é de 19,61%”, explicou, citando ainda outros exemplos: EUA, 21.7%; Espanha, 15%, e Portugal, 13.3%.
A consultora previdenciária Viviane Carvalho dos Santos ministrou informações sobre “Aposentadoria e pensões no RPPS”, destacando as mudanças trazidas pela EC 70 recentemente aprovada pelo Congresso Nacional.
Após o almoço o Juiz Federal Marcelo Guerreiro, agradeceu o convite para participar do Seminário e colocou-se a disposição para participar sempre que possível dos encontros previdenciários no Rio de Janeiro. Após ministrou excelente palestra onde abordou a relação dos juizados especiais na justiça federal e a relação com as demandas previdenciárias.
Ao final do evento o presidente da AEPREMERJ solicitou ao presidente do IPSMPQ Robson Silva que fizesse um convite a todos para participarem do 17º Seminário que acontecerá no dia 20 de junho na cidade de Queimados. Em seguida os patrocinadores da AEPREMERJ realizaram o tradicional sorteio de brindes deixando muitos sortudos contentes.
Extraído de AEPREMERJ