SECRETÁRIO DE SAÚDE DE TRAJANO LUCAS ESTEVES PARTICIPA NO RIO DE REUNIÃO SOBRE CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO DE ARBOVIROSES SARAMPO

A Secretaria de Estado de Saúde​ do Rio de Janeiro, realizou recentemente na capital fluminense através da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Rio de Janeiro, a primeira reunião ordinária da câmara técnica da CIB-RJ – uma das pautas do encontro foi o Cenário epidemiológico de Arboviroses Sarampo no estado. O secretário municipal de Saúde em Trajano de Moraes, Lucas Esteves, participou a pedido do prefeito Rodrigo Viana do encontro que debateu e apresentou assuntos importantes e pertinentes sobre o tema.

O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior. O secretário explicou que ela é uma doença potencialmente grave, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade, desnutridos e imunodeprimidos. “A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. Estamos reforçando a campanha em Trajano para evitar transtornos futuros”, disse Lucas Esteves.

Ainda de acordo com ele, em breve a Secretaria Municipal de Saúde irá distribuir cartilhas de alerta a população local para que seja feita a imunização contra o sarampo corretamente, caso necessária. “No Brasil, segundo boletim epidemiológico de sarampo publicado recentemente  foram registrados nos últimos três meses, 5.660 casos confirmados da doença em todo País. Dezenove Estados estão na lista de transmissão ativa do sarampo e 90,5% dos casos confirmados estão concentrados no estado de São Paulo”, comentou o secretário.

A Vigilância Epidemiológica Municipal, em parceria com a Vigilância do Estado, está realizando as ações de investigação de algum surgimento de caso no município. “O sarampo é uma doença respiratória, exantemática aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir com gravidade e causar com complicações como pneumonia e encefalite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar. O contágio tem sido descrito por dispersão de aerossóis com partículas virais no ar e ou em ambientes fechados”, frisa.

Os sintomas do sarampo são febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas no corpo. Pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade de Saúde para avaliação clínica e evitar a circulação em locais com aglomeração de pessoas. A coordenadora de Atenção Básica, Michelli Machado, reforça a segurança da vacina. “A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado. Além dessa ação de imunização, todas as pessoas serão orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal estar ou início de sintomas, que podem incluir febre, mal estar, manchas vermelhas na pele sem coceira, entre outros”, explica.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-de-saude-de-trajano-lucas-esteves-participa-no-rio-de-reuniao-sobre-cenario-epidemiologico-de-arboviroses-sarampo/