Secretário de Estado de Educação visitou Trajano de Moraes

O Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, visitou o município de Trajano de Moraes no último dia 24, com o objetivo de conhecer as escolas estaduais do município, uma vez que as 8 unidades atingiram as metas estipuladas e figuraram entre as melhores do estado.

Por volta das 11:30h, a autoridade estadual chegou ao CIEP 279 Professora Guiomar Gonçalves Neves e foi recepcionado pelo diretor Luis Otávio de Almeida Lemgruber, por professores, alunos e autoridades municipais, como o Prefeito Carlinhos Gomes e a Secretária Municipal de Educação, Rosseline Almeida de Carvalho.

Após conhecer as instalações da unidade, iniciou-se no auditório o cerimonial da visita com o hino trajanense cantado pela aluna Tayná  ao som dos violões do diretor Luis Otávio e do aluno Isac. Em seguida fizeram uso da palavra a Diretora Pedagógica da Regional Serrana II,  Carla Bertânia Conceição de Souza, o diretor-adjunto do CIEP 279, Sebastião Carlos Neves de Almeida, a Diretora Administrativa da Regional Serrana II, Mônica Moraes e os professores Carlos Inácio dos Santos Carvalho (Matemática) e Marília Aparecida Santoro (Língua Portuguesa), campeões em aproveitamento nas suas disciplinas, que afirmaram não acreditar inicialmente no plano de metas, mas que hoje reconhecem a melhora da educação estadual.

A Secretária Municipal de Educação Rosseline lembrou que o criador do hino trajanense foi um professor e que parecia que ele estava profetizando quando escreveu sobre as glórias da terra trajanense. O Prefeito Carlinhos enfatizou a qualidade da educação no município, tanto na esfera municipal quanto na esfera estadual, ressaltando que Trajano só possui escolas públicas. Já o Diretor Luis Otávio mencionou  o processo de mudança pelo qual vem passando a Educação do Rio de Janeiro e como as escolas estaduais  do nosso município se apropriaram dessas informações. “Trabalho com uma equipe que se emociona , envolve-se, participa, vivencia… Como ser educador sem se envolver? Os êxitos dos nossos alunos, dos nossos profissionais, tornam-se tão nossos, que muitas vezes não conseguimos parar, pensar melhor as nossas vidas, pensar nas nossas vidas sem os grupos das escolas onde vivemos.” -disse.

O Secretário Wilson Risolia iniciou seu discurso falando que apesar de ser economista por formação, aprendeu a amar a área da educação e que hoje não tem mais vontade de voltar para o setor financeiro. Disse que estudou em escola pública e que apesar das dificuldades, tinha um sonho e conseguiu fazer a faculdade. Falou ainda do início do processo que foi implantado, da resistência enfrentada e que para fazer dar certo foi preciso não recuar. Ressaltou as conquistas da educação estadual e que pretende evoluir ainda mais, reconhecendo que o país ainda deixa a desejar em alguns pontos ao comparar o valor gasto com um preso ao gasto com um aluno. “Nós, quando chegamos, tínhamos dois caminhos: ou a gente enfrenta isso e tenta mudar ou a gente faz mais do mesmo. Como nós não queríamos fazer mais do mesmo, nós resolvemos enfrentar.” -disse. Prosseguindo, enfatizou a importância de estudar e se dedicar para conseguir atingir os objetivos e que o Brasil hoje está com mão-de-obra escassa e está buscando parcerias, inclusive com outros países, para melhorar a qualificação profissional no estado. Agradeceu aos professores por, apesar das resistências iniciais, terem acreditado e se dedicado ao programa e que quer ser um parceiro das escolas. Finalizou parabenizando todas as escolas do município e agradecendo a presença de todos e que conta professores, gestores e principalmente, com os alunos para melhorar ainda mais a educação do estado. “Com alunos como vocês, a gente arrebenta em 2013. Eu tenho convicção disso” -concluiu.

Ao final de seu discurso, o Secretário abriu espaço para perguntas e respondeu os questionamentos de alunos e professores. Em seguida, conversou e tirou fotos com os presentes.

Após almoçar, a autoridade estadual seguiu para Visconde de Imbé, onde visitou as instalações do C.E. João de Moraes Martins e se comprometeu a buscar melhorias para o prédio. Voltando a Trajano, visitou o C.E. Maria Marina Pinto Silva, onde por alguns minutos sentou-se na mesa do professor e conversou com os alunos perguntando sobre a escola, o ensino e qual o segredo do município para que todas as escolas conseguissem atingir as metas estipuladas. Em seguida, conheceu toda a escola e tomou café com professores e funcionários, realizando mais um bate papo. “Nunca um Secretário Estadual de Educação visitou nossa escola” -disse uma professora, que já possui mais de 40 anos de magistério.

Já no início da noite, o Secretário, antes de retornar ao Rio de Janeiro, disse que estava muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer o município e que será um prazer visitar novamente a cidade.

Todas as fotos da visita do Secretário de Estado de Educação estão no página da Prefeitura de Trajano de Moraes no facebook www.facebook.com/TrajanoDeMoraesRJ

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretario-de-estado-de-educacao-visitou-trajano-de-moraes/