SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE TRAJANO FARÁ CAMPANHA PARA NÃO JOGAREM LIXO NOS RIOS NESTE PERÍODO DE CHUVAS

Um dos principais problemas ambientais da atualidade é sem dúvidas a poluição dos rios. Um projeto de incentivo a não poluição de rios, lagos, represas, matas e cachoeiras na cidade e nos distritos, esta sendo estudado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Trajano de Moraes. Essa ação deverá ser posta em pratica em breve. O órgão registra semanalmente denuncias de lixo jogado em vários pontos da cidade.

O secretário municipal do Meio Ambiente Murilo Portugal solicita mais uma vez a conscientização da população. E para entender a demanda desse fluxo, o secretário esteve em um dos cartões postais da cidade para entender e tomar conhecimento do tipo de lixo mais freqüente as margens dos rios.

Segundo Murilo, o próximo passo será fazer um levantamento e conseqüentemente uma educação ambiental em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e com os moradores. Ele observou durante a caminhada que as margens de alguns rios, um fluxo considerado de lixo.

Ainda segundo ele, são vários os elementos que os homens despejam nos rios, causando desta forma diversos problemas ambientais. “Aqui em Trajano temos uma população que sempre abraça as causas que vão de encontro aos cuidados e a preservação do meio ambiente. Acredito que isso ajudará de forma eficaz o trabalho que pretendemos desenvolver no município. Nossa equipe estará empenhada nesse passo”, comentou.

No entanto, o trabalho de conservação ambiental esbarra em problemas que podem ser evitados, como o lixo jogado na natureza, por exemplo, que ameaça a fauna, a flora e os próprios humanos. “Lixo é qualquer resíduo sólido produzido pelo homem, como garrafas, sacos plásticos, embalagens, baterias, pilhas, copos descartáveis e até restos de comida. Além de causarem a poluição visual e mal cheiro, esses resíduos poluem a água, o solo e colocam os animais em risco, já que eles podem se ferir em materiais cortantes ou mesmo ingerir os materiais descartados de forma indevida na natureza”, disse Murilo.

Esse tipo de poluição nos rios também é provocada pelo lixo sólido, principalmente doméstico, que é descartado dentro dos rios. Com o tempo este lixo vai se acumulando, provocando o assoreamento do leito. “Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, a vasão do rio diminui e provoca alagamento nas margens, causando enchentes e graves prejuízos para as pessoas que moram nas proximidades. Recentemente a prefeitura conseguiu para o município as máquinas do programa Limpa Rios, que foi um sucesso e ajudou muito o fluxo nos canais”, lembrou o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-do-meio-ambiente-de-trajano-fara-campanha-para-nao-jogarem-lixo-nos-rios-neste-periodo-de-chuvas/