A Campanha Nacional do “Dia D” de Vacinação Contra a Febre Amarela em Trajano de Moraes vacinou mais de 95% da população. Segundo a secretária municipal de Saúde Ana Paula Oliveira foi aplicada doses acima do estipulado. A vacina no município foi integral e não fracionada como aconteceu em algumas cidades. O prefeito Rodrigo Viana acompanha de perto o cronograma de vacinação no município.
A secretária explicou que em Trajano, a faixa etária vacinada foi de nove meses a 60 anos. “O Ministério da Saúde, não recomendada à vacina para gestantes, lactantes de crianças com até seis meses de idade e nem para quem tem mais de 60 anos, nesse último caso o médico deverá avaliar o benefício e o risco. A vacinação também é contra indicada para pessoas com câncer; HIV positivo; que sejam alérgicas à proteína do ovo e à gelatina ou que façam uso de medicamentos como corticóide”, detalhou.
Desde o início do ano a cidade foi à primeira na área a ter a vacinação. “A medida preventiva marcou o início da tática de vacinação em todo o município. A idéia é criar uma faixa de bloqueio devido à proximidade com Mata Atlântica. A prioridade da campanha é imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais”, complementou a secretária.