SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE TRAJANO PREPARA MATERIAL DE COMPLEMENTAÇÃO ESCOLAR PARA OS ALUNOS ESTUDAREM EM CASA

Uma iniciativa, e vários objetivos. Assim foi o passo dado pela Secretaria Municipal de Educação de Trajano de Moraes. A meta é incentivar os alunos da rede municipal estudar em casa, neste período de isolamento social, por conta do Covid-19. A cidade ainda não registrou nenhum caso suspeito, e vem desde então seguindo criteriosamente as indicações e cuidados da Organização Mundial de Saúde – OMS. E para isso a gestão pública preparou um material de complementação escolar, ou seja, um modo de apostilas para os alunos não ficarem sem atividade educacional, e desta forma ocupar o tempo em casa.

A iniciativa teve aprovação do prefeito Rodrigo Viana e passou por estudos e critérios dos profissionais da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário da pasta, Eliando Garcia, o material deverá orientar sobre procedimentos metodológicos na prevenção e combate ao coronavirus.

“Neste primeiro momento, iremos oferecer atividades complementares, ou seja, ainda não temos orientações e embasamento legal para torná-las substitutivas às aulas presenciais e consequentemente, contabilizar dias letivos, mas estamos fazendo algo de forma que os alunos não fiquem em casa ociosos e busque Junto a esse material uma atividade educacional. Quero agradecer a cada profissional da rede pela dedicação e ao prefeito Rodrigo Viana por entender e aprovar a iniciativa”, comentou o secretário.

Ainda segundo ele, as atividades têm por objetivo mobilizar os alunos a exercitar habilidades já adquiridas e potencializar a aquisição de novas informações que podem auxiliar tanto a aprendizagem escolar, como aos conhecimentos sobre a Covid-19, retirando-os da ociosidade imposta pelas medidas de isolamento.

“A maioria dos nossos alunos não dispõem de recursos tecnológicos e acesso à internet, todas as atividades serão impressas, e entregues aos alunos. A Secretaria Municipal de Educação se encarregará da impressão das escolas que não possuem condições de imprimir. Vale dizer ainda que as escolas que possuem, receberão os insumos necessários para tais impressões”, afirmou o secretário.

Sobre os alunos que residem próximos à escola, o diretor vai organizar um horário para que os pais ou responsáveis busquem as atividades, e desta forma evitem possíveis aglomerações. “Sugerimos estabelecer horários diferentes para cada turma. O diretor com a parceria dos motoristas que atendem as unidades escolares, se encarregarão de entregar aos alunos de difícil acesso. Estas atividades deverão ser recolhidas e arquivadas na escola. Os diretores deverão orientar aos professores a criarem grupos em aplicativos de mensagem contendo os pais dos alunos de cada turma, para que os mesmos tenham suporte pedagógico em caso de dúvidas”, disse.

Sobre os alunos atendidos nas creches municipais a gestão pública sugeriu que os professores pesquisem vídeos educativos com atividades lúdicas e contação de histórias. “Estamos pensando em todas as possibilidades. Neste caso especifico onde o aluno é pequeno, a idéia é que sejam compartilhados nos grupos com os pais, diariamente vídeos educativos. Não haverá atividade impressa para este público. Tenho certeza que desta forma estaremos fazendo nossa parte que é ensinar a todos. Precisamos nos conscientiza sobre a importância de ficar em casa neste momento”, concluiu o secretário.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/secretaria-municipal-de-educacao-de-trajano-prepara-material-de-complementacao-escolar-para-os-alunos-da-rede/