Quebra-molas são refeitos em Trajano de Moraes e distritos

Motivo: serviço mal feito pela gestão passada oferece risco aos condutores

A prefeitura de Trajano de Moraes, na Região Serrana, através da secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos, esta tendo que refazer os quebra-molas nas ruas com tráfego intenso de veículos. Refeito, os redutores de velocidade garantirão mais segurança para os condutores.

Em Visconde do Imbé, por exemplo, os quebra-molas, estão tendo que receber uma atenção especial. De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Leomar Dauter, quando chove a água não escoa por falta de passagem, ocasionando o acúmulo. “A água junta no local e não consegue escoar por não terem feito galerias pluviais, ou ter deixando uma passagem para a água. O quebra-molas foi feito errado”, explicou.

Outro Problema é com relação à trafegabilidade no local. Os quebra-molas apresentam em sua maioria desníveis, ocasionando defeito nos veículos. “É um perigo para os motoristas e principalmente para os motociclistas. Os desníveis oferecem um risco à vida de quem pilota, mas também de quem passa perto. Quando construídos na gestão passada, não tiveram acredito, os cuidados necessários”, disse Leomar.

Já em Trajano de Moraes, os quebra-molas apresentavam quinas e rebarbas, paralelos desnivelados, sem sinalização e fora dos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, que disciplina este assunto no Código Brasileiro de Trânsito, CBT – lei federal nº 9.503/97. “É cada um de um tipo. Por onde quer que passe na cidade é possível ver o erro. Parabéns a nossos funcionários que estão empenhados em corrigir o erro que foi feito”, destacou.

As lombadas estão regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Não basta simplesmente juntar o material necessário e construir uma lombada. “Infelizmente é um serviço que esta sendo feito duas vezes. A gestão passada gastou para fazer um serviço mal feito e agora estamos tendo que refazer o que foi feito errado. Isso é gasto do dinheiro público. Vale lembrar que existem dois tipos de lombadas, o Tipo A e o B”, relatou o prefeito Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/quebra-molas-sao-refeitos-em-trajano-de-moraes-e-distritos/