PROFISSIONAIS DE TRAJANO PARTICIPAM DO SEMINÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO E COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Conselheiros Tutelares e Equipe Técnica compartilham experiência no evento em Friburgo

A Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Friburgo realiza durante todo o dia desta segunda-feira (12), por ocasião do Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, o Seminário de Capacitação Identificação e Combate ao Trabalho Infantil, voltado para Conselheiros Tutelares, Assistentes Sociais, Professores e Policiais, dentre outros profissionais da Região Serrana do Rio.

O Seminário acontece no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, em Nova Friburgo, e contará com palestras de Procuradores do Trabalho, Professores, Médicos e Auditores Fiscais, com entrada livre. De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social de Trajano de Moraes, Juliana Esteves, os Conselheiros Tutelares e Equipe Técnica de Trajano participam do evento.

As palestras têm como objetivo reforçar o combate ao trabalho infantil em todo região. “É muito importante essa reciclagem para nossos profissionais. Capacitação e aprendizagem nunca são demais. Até o final do dia sairemos daqui com mais suporte técnico e entendimento de como agir diante de uma situação”, observou Juliana.

Durante o evento serão levantadas quais as dificuldades para a implementação das ações de combate ao trabalho infantil. O seminário também deverá fazer um balanço sobre a atual situação na região. “O evento começou cedo com a exibição do filme: Vida Maria. Na sequência Mateus Barradas Teixeira – Professor de História irá ministrar uma palestra sobre o trabalho infantil e a perpetuação da miséria. Logo após teremos a exibição do filme Profissão Criança”, explicou.

Um dos pontos chaves do evento será a participação de Andrea Guarino Werneck – Auditora Fiscal do Trabalho. “Esse seminário será muito importante para o aprendizado de todos. Ainda vamos assistir palestra sobre as piores formas de trabalho infantil: a lista TIP como ferramenta de atuação. Em seguida lá por volta das 11 horas e 40 minutos está prevista palestra com doutor Ebenézer Soares Ferreira Junior – Médico do Trabalho, e o tema será as consequências do trabalho infantil na formação e na saúde física e mental de crianças e adolescentes”, acrescentou.

Após o horário de almoço, doutor Fernando Pinaud de Oliveira Junior – Procurador do Trabalho fará uma palestra sobre o Ministério Público do Trabalho, sua Missão e competências. Logo após será a vez de doutor Jefferson Luiz Maciel Rodrigues – Procurador do Trabalho falar sobre o trabalho infantil, constatação e Atuação do Conselheiro Tutelar,  Interlocução e fortalecimento da rede de proteção”, relatou.

E para fechar o evento às 16 horas, terá rodada de perguntas e respostas com os palestrantes, com solenidade de encerramento e entrega de certificados e material de apoio, após as 17 horas.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/profissionais-de-trajano-participam-do-seminario-de-identificacao-e-combate-ao-trabalho-infantil/