Prefeitura e Sebrae desenvolvem turismo rural em Trajano de Moraes

Um projeto de turismo rural está sendo implantado no município de Trajano de Moraes. A idealizadora é a própria Prefeitura, que está recebendo  total apoio e parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ). O projeto já está sendo desenvolvido na histórica  Fazenda Olaria, na região do segundo distrito, Visconde de Imbé.

O projeto está em fase bem adiantada e, por isso, os proprietários da centenária Fazenda Olaria não medem esforços em receber conhecimentos e parcerias. Em consequência disto, o responsável da propriedade, o engenheiro agrônomo e ex-vereador de Trajano de Moraes, Cláudio Moraes, recepcionou, no último dia 12 de novembro, o prefeito Carlinhos Gomes (PSB); a secretária de Assistência Social, Rejane Gomes, além de outros secretários, vereadores, empresários, advogados, produtores rurais locais e regionais para importante palestra apresentada por representantes do Sebrae.

Estiveram presentes a coordenadora regional do Sebrae, Fernanda Gripp; a gestora de turismo regional, Márcia Bittencourt; e a consultora Janymary Pecci. Através de apresentação de slides e incentivos aos presentes, informaram que o turismo rural é viável. Explicaram todos os passos que estão sendo tomados e que já foram visitadas 20 propriedades, que também serão inseridas no projeto.

O objetivo da reunião foi anunciar que a Fazenda Olaria desenvolverá o turismo rural e que os demais moradores da região também serão inseridos no projeto, que é de geração de renda e empregos.

O prefeito Carlinhos  Gomes, se mostrou animado, parabenizou toda a equipe de profissionais presentes à fazenda e se colocou à disposição. “Quero agradecer a presença e apoio do prefeito Carlinhos Gomes e de todo pessoal do Sebrae. Tudo começou depois da visita de um consultor e de um secretário da Ação Social, que passando por aqui, deixaram um convite para participarmos do lançamento do Fomenta Turismo Rural, em que a Prefeitura trajanense fez um convênio para desenvolver o turismo. Fui a esta reunião, em Visconde de Imbé, e foi tudo explicado de como seria o projeto. Por sorte, escolheram a nossa fazenda para o início deste grande projeto. Agradeço por esta iniciativa, que vai, também, alavancar positivamente o município de Trajano de Moraes no setor de turismo”, disse Cláudio Moraes, um dos pioneiros de investimentos no setor em Trajano de Moraes.

Carlinhos disse também que se sentia muito feliz de estar dando início às parcerias e ver o projeto de turismo rural começar a sair do papel. “Agradeço a Fernanda Gripp, Márcia Bittencourt e JaniMary Pecci pela presença e apoio, trazendo experiências e incentivo a todos. Agradeço, também, à Emater-Rio (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro) e parabenizo às 20 propriedades catalogadas e que também deverão receber apoio. Ressalto a importância da Fazenda Olaria para o nosso município e informo a Cláudio de Moraes que nosso governo já está viabilizando as sinalizações  na estrada para esta região”, garantiu o prefeito.

A equipe do Sebrae explicou que aquele já era o primeiro passo da implantação do projeto e que, em breve, um material gráfico será preparado e distribuído nas agências de turismo. No momento, está sendo realizada a preparação física da propriedade, como a construção de um museu, melhorias de pomares, construção de trilhas, entre outros benefícios.

– Precisamos muito do comprometimento de todos os produtores desta região para que todos possam ser beneficiados. Em breve, desenvolveremos cursos de capacitação e aplicaremos ensinamentos de recepção aos turistas e visitantes – disse Fernanda Gripp, do Sebrae.

Já a consultora JaniMary Pecci, através de slides, apresentou um cronograma de orientações e incentivos para o desenvolvimento do turismo rural. Ela também alertou sobre os temas em que se encaixa o turismo rural de Trajano de Moraes: o turismo de experiências e produção associada. Assim, explicou também que a geração de renda será para todos inseridos no trabalho em rede, incluindo as associações. “Todos têm que ganhar e não adianta eu só ganhar”, explanou a consultora.

Por sua vez, a gestora de Turismo Regional, Márcia Bittencourt, apresentou, também, um cronograma em datas, quando acontecerão encontros e oficinas para a formação estrutural do processo de turismo rural em Trajano de Moraes.

A ideia é formar um verdadeiro corredor turístico-cultural no município, atraindo cada vez mais visitantes e alavancando uma série de ações no setor, incluindo as complementares, como a comercialização da própria produção local.

Fonte: Jornal da Região

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-e-sebrae-desenvolvem-turismo-rural-em-trajano-de-moraes/