A ação começou a ser realizada em Maria Mendonça – localidade do 4⁰ Distrito. Os serviços começaram pelo Posto de Saúde da Família Manoel Jurandir Boy – PSF. “Essa iniciativa evita que a população fique circulando em busca de atendimento na área central de Trajano, ou seja, num momento de Pandemia Covid-19, isso evita que o vírus circule e venha contaminar alguém. Outro fator é com relação à comodidade ao paciente que não precisa sair de sua comunidade. No caso dos acamados, a coleta de sangue, por exemplo, será feita a domicílio por um profissional”, explicou o vice-prefeito Matias Mendes, que esteve na última ação em Vila da Grama – Tapera.
Desde quando o atendimento de coleta para exames de sangue entre outros foi descentralizado em Trajano de Moraes, o serviço vem agradando moradores, principalmente, pela comodidade. Atualmente, a ação acontece na zona rural. “É um tipo de prestação de serviço que facilita muito a vida do paciente. Temos localidades que estão a mais de 50 quilômetros do centro da cidade, esse atendimento facilita muito a vida dos moradores”, enfatizou o prefeito Rodrigo Viana.
Um dos pacientes que foi atendido em Ponte de Zinco, por exemplo, avaliou a descentralização do serviço como uma excelente iniciativa da administração municipal. “Agora ficou mais fácil. Quando precisar, vou poder fazer a coleta para exame de sangue mais perto, ou como aconteceu hoje, aqui em casa. Isso traz uma comodidade maior para nós. Foi uma iniciativa muito boa”, disse.
O secretário da pasta, Juninho Azevedo, ressaltou que esse atendimento é um novo desafio e que uma equipe de profissionais está à frente deste trabalho. “Não tínhamos esse serviço no município e aqui também. É um desafio, mas é muito gratificante ver a satisfação da comunidade local. Além disso, os funcionários também podem acompanhar melhor os pacientes na íntegra”, concluiu Azevedo.