Texto e foto: Geraldo Carvalho
O evento social foi realizado às 13 horas do dia 28 de Maio, na Escola Municipalizada Dr. José de Moraes Souza e com a presença das profissionais que vieram da cidade de Campos dos Goytacazes, também foram trocadas lâmpadas velhas por novas fluorescentes e dezenas dos participantes que inscritos no Cadastro Único e com renda per capita de até meio salário mínimo se cadastraram na Tarifa de Baixa Renda e concorrerão a sorteios de geladeiras novas.
Durante as explicações da profissional Leila Cardoso, foi falado das diferenças entre lâmpadas tradicionais e as econômicas, onde as trocas geram grande economia nas contas mensais. Ela disse que o tradicional benjamim não deve ser utilizado dentro de uma residência, que geladeiras não devem apanhar sol e nem ficar perto de fogões e nem no interior deve-se colocar produtos quentes como leite, pudins e comidas. Para a profissional as máquinas de lavar e tanquinhos gastam muita água e que todos devem ler os seus manuais de funcionamento para a sua certa utilização. “Para se obter economia de energia elétrica todos devem até tirar as tomadas das paredes dos televisores e outros aparelhos eletrônicos, assim gerará menos energia na cobrança no fim do mês.” Alertou.
Os presentes puderam também tirar suas dúvidas e no final foram distribuídas duas lâmpadas para cada participante que se cadastrou no projeto que tem o nome de Consciência Ampla, uma parceria inédita com a prefeitura trajanense. Estiveram presentes ainda, além da secretária Rejane Gomes e sua equipe, o presidente do legislativo de Trajano de Moraes Isaias Nogueira, estes que foram muito bem recepcionados pelos professores e diretora Marília Aparecida, na grande escola no centro de Tapera.