PREFEITURA DE TRAJANO DE MORAES ELABORA COM FUNCIONÁRIOS DO SEBRAE PLANO MUNICIPAL DE TURISMO

A bucólica e aplausível Trajano de Moraes, município que compõe o cenário na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, deu mais uma vez, um passo importante para o planejamento e crescimento do turismo na cidade. Isso graças à parceria que será firmada entre a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae para elaboração e consultoria para criação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para 2019.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo Tiago Pecly – acredita que a parceria com o Sebrae é uma das iniciativas mais importantes que o município está tomando para a constituição do Plano Municipal de Turismo. O turismo envolve uma grande quantidade de serviços, tanto de forma direta quanto indireta.

“Quero agradecer a Coordenadora Regional Sebrae Serrana I – Fernanda da Silva Gripp, também a Márcia Carvalho Guerra Bittencourt que é Gestora de turismo, e a Janimary Guerra Pecci  que é Consultora também do Sebrae. Vale lembrar que o desenvolvimento deste plano pelo Sebrae, além de contar com um diagnóstico e levantamento do turismo, também será uma forma de envolver a comunidade para pensar e desenvolver este setor, levando-a a sentir-se dona e responsável pelo plano”, explicou.

O público diversificado consome produtos heterogêneos, por isso, aspectos econômicos, naturais e sociais são condicionantes e interferem na demanda turística de um país. Tiago destaca ainda que depois de constituído o Plano, este deve ir como projeto de lei para a Câmara de Vereadores para que seja aprovado e assim se transforme numa ferramenta para que seja continuado ao longo dos anos levando Trajano de Moraes a continuar se aperfeiçoando e crescendo no ramo do turismo.

Outro aspecto a ser considerado é que Trajano de Moraes tem um território diversificado – com clima, cultura, atrativos e economias diferentes. Para Tiago Pecly, o plano municipal deve ser integrado para criar estratégias e roteiros que envolvam as cidades da região para que os turistas possam aproveitar ao máximo o que é oferecido nestas cidades e assim permanecer por mais tempo, movimentando este setor na maioria das cidades.

“Assim como Trajano de Moraes que tem muitos atrativos turísticos que vão desde as cachoeiras até os roteiros de ecoturismo e ciclismo, as cidades vizinhas também contam com atrativos, que integrados, fazem com que os turistas possam aproveitar ao máximo nossa região. Sendo assim todos ganham, já que o turismo também é uma forma de movimentar a economia regional. É preciso, portanto, planejamento e antecipação às tendências, a fim de atender turistas nacionais e quem sabe internacionais”, conclui Tiago Pecly.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeitura-de-trajano-de-moraes-elabora-com-funcionarios-do-sebrae-plano-municipal-de-turismo/