PREFEITO RODRIGO VIANA SE REÚNE COM REPRESENTANTES DO INCRA E ESTUDA PARCERIA

O prefeito de Trajano de Moraes Rodrigo Viana recebeu no gabinete o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio de Janeiro (INCRA), Carlos Castilho e representantes de comunidades, assentados e produtores rurais. O objetivo do encontro foi tratar a situação dos assentamentos na cidade.

Durante a reunião, vários assuntos foram tratados, como por exemplo, a criação de um termo de cooperação técnica entre INCRA e a Prefeitura para viabilizar as ações do Instituto nos projetos para os assentamentos da região no que diz respeito às demandas de infraestrutura para serem atendidas tais como água, manutenção de estradas e a viabilização de assistência técnica.

O Programa Terra Sol também entrou na pauta. Atualmente esse é um dos programas que beneficia diretamente os produtores agroecológicos. O Terra Sol é um programa do Incra que visa propiciar o aumento de renda dos assentamentos da reforma agrária por meio de atividades socioeconômicas sustentáveis, valorizando as características regionais, experiências e potencialidades locais, com ênfase na agroecologia.

De acordo com o prefeito Rodrigo Viana, essa seria uma alternativa positiva para os produtores de Trajano. “O objetivo do projeto apresentado pela poderá viabilizar a agroindustrialização, comercialização e distribuição dos produtos agroecológicos produzidos nos assentamentos. Desta forma, os assentados teriam acesso ao mercado institucional através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou o prefeito.

Outro citado na reunião foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que propõe e apoia projetos de educação voltados para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. “É interessante, mas tudo tem que ser estudado e documentado. A prefeitura está ai para oferecer o que tem de melhor ao produtor rural. O público alvo desse projeto, por exemplo, são os jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC)”, destacou Rodrigo.

Diante do fato, a partir da reunião será formalizado o estudo de um convênio na cidade. “A conversa com o prefeito foi muito boa e positiva, porque ele vai direcionando a partir de agora, as dificuldades do campo e dos assentamentos e poderá nos ajudar a montar os projetos que beneficie essas pessoas. Tenho certeza que vamos avançar bastante”, disse o Superintendente Regional, Carlos Castilhos.

Participaram da reunião também Fabiano Santos da Associação de Produtores Rurais da Caixa D’água, o Presidente da Cooperativa de Caixa D’água e Barro Alto Paulo César Mendonça, Arielton Ferreira, Roberto da Emater e Cassios Rodrigues Assistência Técnica.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-se-reune-com-representantes-do-incra-para-estudar-parceria/