PREFEITO RODRIGO VIANA E SECRETÁRIO DE TURISMO CUMPREM AGENDA NO MOSTEIRO DE SÃO BENTO NO RIO DE JANEIRO

O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana e o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Tiago Pecly, visitaram no Centro do Rio de Janeiro, a sede do Mosteiro de São Bento. Eles foram recebidos pelo sacerdote e monge beneditino, Dom Justino de Almeida Bueno OSB. Nascido em Trajano, ele tem sua vida dedicada à Igreja há vários anos.

Um verdadeiro oásis de paz e sossego, escondido em meio aos gigantes onde se encontram os badalados Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. O conjunto arquitetônico e é um dos mais belos do centro histórico, e compreende o Mosteiro e a Igreja Nossa Senhora de Montserrat.

A visita é restrita a igreja, a clausura do Mosteiro não é aberta a visitação, com exceção de alguns dias como Corpus Christi e Dia de Finados, onde os fiéis têm acesso somente ao claustro. “Esse é um momento único pra gente. Saímos daqui hoje com uma impressão muito positiva sobre a vida dos monges”, avaliou o prefeito Rodrigo Viana.

O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590 mosteiro ainda funciona como tal, existindo, a seu lado, um dos estabelecimentos importantes e tradicionais do Brasil: o Colégio de São Bento, fundado em 1858, que formou uma quantidade considerável de personalidades Pixinguinha, Benjamin Constant, Noel Rosa, António Silva Jardim, Vill Lobos, Cazuza, entre outros.

O Mosteiro possui igualmente a Faculdade de São Bento, com Cursos de Filosofa e Teologia, ambos reconhecidos pelo Ministério da Educação. O Curso de Teologia é afiliado ao Pontifício Ateneu Santo Anselmo, de Roma. “Para aproveitar melhor a sua visita, todo domingo, às 10 horas, o Mosteiro de São Bento recebe fiéis e visitantes em sua tradicional missa, celebrada com órgão e canto gregoriano. Quero agradecer a Dom Justino pela recepção”, agradeceu o secretário Tiago Pecly.

A história relata que o primeiro escultor do Mosteiro de São Bento foi o monge português Frei Domingos da Conceição, que desenhou e esculpiu parte da talha da nave e capela-mor, além das magníficas estátuas de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Monte Serreado no altar-mor da igreja.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-e-secretario-de-turismo-cumprem-agenda-no-mosteiro-de-sao-bento-no-rio-de-janeiro/