PREFEITO RODRIGO VIANA ACERTA PRORROGAÇÃO DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM TRAJANO

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe até o dia 30 de junho. A prorrogação foi comunicada ao prefeito de Trajano de Mores, Rodrigo Viana pela coordenadora do programa municipal de imunização, Renata Gomes. Durante a reunião eles discutiram as ações e resultados dos trabalhos realizados em todo o município. A gestão pública garante que vai bater a meta designada pelo Ministério da Saúde.

“Recomenda-se que as doses existentes no município continue sendo destinada aos grupos prioritários já elencados, como pessoas de 60 anos e mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores”, destacou o prefeito.

A coordenadora do programa municipal de imunização, Renata Gomes, disse ainda que a secretaria municipal de Saúde de Trajano de Moraes, através do Programa Municipal de Imunização estará partir do dia 16 de junho, vacinando adolescentes de 11 e 12 anos com a vacina Meningite Meningocócica ACWY conjugada.

“As características das doenças meningocócicas, como sua rápida evolução, gravidade e letalidade, e seu potencial caráter epidêmico, fazem com que a prevenção dessa infecção por meio de vacinas assuma fundamental importância. A vacina é uma das principais formas de prevenção contra a doença. Peço que os responsáveis informes os filhos da importância dessa imunização, e procure uma unidade de saúde para fazer a prevenção”, solicitou.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza a vacina meningocócica C (conjugada) na rotina de vacinação para as crianças menores de cinco anos e adolescentes de 11 e 12 anos de idade, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, desta forma, o Ministério da Saúde (MS) passa a disponibilizar na rede de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina meningocócica ACWY (conjugada) para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade, considerando a gravidade da doença e o estado de portador dos adolescentes.

“A introdução da vacina meningocócica ACWY (conjugada) MenACWY, para os adolescentes tem como objetivo garantir a sustentabilidade da oferta da vacina contendo o sorotipo C para a população-alvo da vacinação, além de proteger contra o sorogrupo W, considerando a gravidade da doença. A vacina meningocócica ACWY (conjugada) será disponibilizada de acordo com Calendário Nacional de Vacinação na rotina dos serviços de vacinação do município, como dose independentemente da situação vacinal encontrada”, concluiu a coordenadora.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-rodrigo-viana-acerta-prorrogacao-da-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-em-trajano/