PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA LEMBRA QUE ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO SEGUE APENAS PELA INTERNET

Os jovens que completam 18 anos em 2020 em Trajano de Moraes têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. Mas, em razão da epidemia do coronavírus (Covid-19), só é possível fazê-lo pela internet. A medida segue de acordo com o prefeito Rodrigo Viana recomendações do Ministério da Saúde para que se evite aglomerações. Desta forma, a Junta Militar do município não receberá mais os candidatos. Os jovens de classes anterioree, (atrasados) só conseguirão ter seu alistamento militar feito pela secretária da junta militar. A orientação é que o jovem entre em contato através do e- mail: jsm060_2csm@yahoo.com.br na qual disponibilizará o telefone para maiores informações.

“Por causa do isolamento social para o combate ao novo coronavírus, o alistamento militar obrigatório este ano deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Ministério da Defesa. Devem se alistar todos os jovens que completam 18 anos em 2020. O prazo vai até 30 de junho. Aqui em Trajano estamos tomando todos os cuidados necessários. Desta forma estamos zelando pela vida do jovem e de seus familiares. O momento é de ficar em casa”, comentou o prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar, Rodrigo Viana.

Também é possível fazer o alistamento por meio do aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e iOS. “Quem não se alistar, além da aplicação de multa, não poderá tirar passaporte, prestar vestibular para instituições de ensino, tirar carteira de trabalho nem ingressar no serviço público ou privado. O jovem que perder o prazo de inscrição deverá realizar o mesmo processo posteriormente, mas será multado”, destacou o prefeito.

É necessário ter em mãos a certidão de nascimento, um documento oficial com foto, comprovante de residência e CPF. Para pessoas com deficiência, também é necessário apresentar parecer médico sobre a deficiência (deve constar o CRM do médico).  “É importante enfatizar que é preciso evitar sair de casa e, por isso, agora, o procedimento somente está disponível no modo virtual”, reiterou a secretária da Junta de Serviço Militar, Elisângela Monteiro.

Além disso, as atividades de seleção para o Serviço Militar foram suspensas por 60 dias na Comissão de Seleção Permanente das Forças Armadas (CSPFA). Dessa forma, aqueles que já se alistaram estão sendo reagendados. Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento em todo Brasil. Destes, 90 mil devem ser incorporados às Forças Armadas, sendo 3 mil para a Marinha, 7 mil para a Aeronáutica e 80 mil para o Exército, é o que explica o site oficial do Governo Federal.

 

 

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-lembra-que-alistamento-militar-obrigatorio-segue-apenas-pela-internet/

Skip to content