PREFEITO DE TRAJANO RODRIGO VIANA E VICE JORGE DINIZ PERCORREM ESTRADAS RURAIS DANIFICADAS PELAS CHUVAS

“Não podemos ser egoístas a ponto de ver que por onde passamos na cidade é calçado, não tem lama, temos livre acesso pelas ruas, e a população das áreas rurais afetadas pelas chuvas está sem ter como passar, ou com os acessos comprometidos com buracos e lama. Temos casos que nem a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde consegue chegar para prestar um socorro. Ouvimos os moradores das áreas rurais, e vimos que precisamos e vamos mudar essa realidade que hoje assola nossa área rural em Trajano, assim que o tempo firmar”, afirmou o prefeito.

Uma extensão que assusta, mas que é realidade: o município de Trajano de Moraes tem um total de 1.050 quilômetros em estradas vicinais praticamente instanciáveis. À distância, é como pegar um carro e ir ao município de São Paulo e voltar. É muito chão! Em algumas delas, o percurso entre um local e outro, que deveria ser feito em apenas 30 minutos, dura por conta dos buracos, mais de uma hora e meia. A prefeitura tem feito serviços emergências e paliativos até o período das chuvas passarem.

Mas nem por isso o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz, desanimam quando o assunto é recuperação das estradas vicinais. Recentemente eles percorreram vários acessos e verificaram de perto a realidade do município, e não voltaram nada satisfeito com o que encontraram. Uma das estradas vistoriadas foi a de acesso a localidade de São Lourenço. A comunidade rural está a pouco mais de 30 quilômetros do perímetro urbano.

No local o acesso de veículos está praticamente comprometido. Eles encontraram quedas de barreiras, poças de água acumuladas com lama, pedras e até buracos que podem cobrir o corpo de uma pessoa parcialmente. Em um dos pontos, por exemplo, conhecido como subida da pedreira, o carro encontra muita dificuldade em passar. Uma das preocupações dos chefes do executivo é com relação ao direito de ir e vir aos moradores das localidades afetadas pelas chuvas.

“Desde que assumimos a gestão pública municipal em janeiro do ano passado, o cuidado com as estradas que competem ao município tem sido uma de nossas preocupações. Infelizmente somos obrigados a trabalhar apenas com uma máquina retroescavadeira, uma patrol e dois caminhões. As demais que o município tinha, infelizmente foram leiloadas em dezembro, pela gestão anterior. Isso nos prejudicou muito, ou seja, prejudicou a cada morador da área rural que hoje poderia ter as estradas com acesso melhor”, relembrou o prefeito Rodrigo Viana.

A esperança é que as chuvas dêem uma trégua para recuperar imediatamente as estradas vicinais. “Estamos desde o início do ano tentando e como todos podem perceber as chuvas que tem caído está acima da média dos anos anteriores. O solo molhado impede que os poucos equipamentos que temos, possam trabalhar com qualidade. Quem entende de serviços de estradas vicinais conhece muito bem o que estou dizendo”, comentou.

O prefeito concluiu afirmando estar pronto para trabalhar com o que os equipamentos que tem. “Continuo buscando recursos para adquirir mais equipamentos, e assim, melhorar os acessos, e mais rápidos atender a população dos nossos distritos que dependem destas vias vicinais. Não vamos esmorecer. Temos uma equipe comprometida com a realidade de nossas áreas rurais. Quero pedir a população que nos ajude com a compreensão”, solicitou Rodrigo Viana.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/prefeito-de-trajano-rodrigo-viana-e-vice-jorge-diniz-percorrem-estradas-rurais-danificadas-pelas-chuvas/