POR CONTA DAS CHUVAS SECRETARIA DE ESTRADAS E RODOVIAS DE TRAJANO PONTUA TRABALHO NAS ESTRADAS RURAIS

A previsão do tempo nos últimos dias fez muita gente tirar do guarda-roupa os casacos e recuperar as sobrinhas e guarda-chuva. Tudo isso, por conta da temperatura que caiu acompanhado de muita chuva. E por conta dessa alta umidade no ar, muitos acessos principalmente as áreas rurais de Trajano de Moraes, foram comprometidas. Quem afirma isso é o secretário municipal de Estradas e Rodovias, Manoel Valcir Barrozo Filho – popular Tita.

De acordo com ele, o volume de chuva que atinge a região desde a semana passada trouxe umidade, e conseqüentemente criou muita lama em alguns pontos o que vem dificultado a passagem dos veículos. “São muitas as estradas rurais que compões a malha rural do município de Trajano de Moraes. Algumas estão em condições ruins de trafegabilidade por conta do período chuvoso que atinge a região. Elas se intensificaram com um volume acima do esperado para esse período”, disse.

Ao todo o município de Trajano de Moraes tem mais de 1.050 quilômetros de acesso rural, ou seja, a chamada estrada de terra, o que dificulta o trabalho das equipes em dias de chuva ou terra molhada.  Algumas estradas rurais já tinham até recebido revestimento de cascalho, e melhorias consideradas.

Desde que assumiu a gestão pública ano passado, uma das prioridades do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz tem sido manter as estradas rurais com acesso e boa trafegabilidade. Mas a chuvas tem atrapalhado os serviços. Algumas já estão ficando praticamente intransitáveis, e o escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros, por exemplo, acabam ficando comprometidos.

“Com o aumento dessas chuvas, infelizmente teremos que atrasar um pouco o cronograma de serviços, que precisa do tempo bom e firme para direcionar equipamentos e funcionários para o retrabalho, que consiste em melhorias nos acessos. Recentemente a localidade de Córrego Frio e Soledade receberam os trabalhos de patrolamento”, explicou o secretário municipal Tital.

Para a recuperação dessas vias, são utilizados caminhões basculantes para o transporte de material mais consistente, composto por terra e pedra e posteriormente a aplicação de um material para acabamento e máquina patrol para fazer a manutenção e o nivelamento da via o que tem facilitado à circulação de veículos em dias de sol.

Mas segundo Tita, há muito tempo não chovia tanto em toda região. “O trafego de carros e caminhões pesados, acabam danificando todo o serviço já realizado pelos funcionários, porque o solo encharcou muito devido ao volume grande de chuva. Infelizmente as estradas não suportam e acabam ficando cheias de buracos e com muita lama nesses dias de chuva”, explicou.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/por-conta-das-chuvas-secretaria-de-estradas-e-rodovias-de-trajano-pontua-trabalho-nas-estradas-rurais/