MÁQUINA DO PROGRAMA LIMPA RIOS CHEGA AO CENTRO DE TRAJANO

O Programa Limpa Rio chegou ao bairro do Centro em Trajano de Moraes, depois de ter passado pelo bairro de Nova Esperança, Represa e Caixa D’água. O projeto que usa uma máquina realizou a limpeza de todo o perímetro urbano central, por onde passa um dos rios na cidade. Esse é mais um serviço da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado do Rio, para beneficiar a população.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Ralph Moreira, durante a operação, parte da vegetação dos rios eventualmente é retirada para que a máquina chegue ao local de limpeza. “Após a retirada do lixo, areia e lama acumulados no leito, que prejudicam a vida destes corpos hídricos a prefeitura mantém os locais com reparos”, disse.

O processo de desassoreamento pode se tornar longo e caro se a Gestão Pública Municipal não tiver o apoio da população. O acúmulo de lixo e matéria orgânica nas águas, além de causar danos a este ecossistema, como a mortandade de peixes e a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos, ainda pode transmitir doenças às comunidades que vivem a margem desses leitos.

A máquina trabalha na retirada do excesso de lama e resíduos sólidos das margens e do leito dos corpos hídricos. “Esse serviço tem como finalidade diminuir o número de vetores transmissores de doenças, além de evitar as cheias dos rios. Sabemos que o acúmulo de lixo pode causar doenças, enchentes e ainda poluir o ecossistema no local. E não queremos que isso aconteça aqui em Trajano. Para evitar, não há outra forma que não seja a conscientização”, explicou Ralph.

A máquina já passou pela ponte da rua do meio, até chegar ao bairro da Brasília, e seguir até o Morro do Estado. “A pedido do prefeito Rodrigo Viana, através do Programa Limpa Rio, o governo estadual está promovendo a limpeza e desobstrução dos rios em parceria com a prefeitura. O serviço esta ficando muito bom e beneficiara diretamente a população”, destacou Ralph.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/maquina-do-programa-limpa-rios-chega-ao-centro-de-trajano/