LIVROS, PALCO, TENDAS E BARRACAS DE ARTESANATO: PRAÇA NILO PEÇANHA RECEBE O FESTIVAL LITERÁRIO ENERGIA PARA LER’

POR DOUGLAS SMMITHY

A Praça Nilo Peçanha, no Centro de Trajano de Moraes, já respira cultura. É que desde o fim de semana, o local passa por transformação. Stand, livros, palco, barracas para receber os artesãos, caixas de som, e um mini auditório foram montados para receber o ‘Festival Literário Energia Para Ler’. A produção do evento e a equipe da Secretaria Municipal de Cultura conferiram de perto a montagem da estrutura na manhã desta segunda-feira (8). O evento está marcado para começar nesta terça (9), a partir das 8h.

O prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes, confirmaram presença no evento que terá a programação aberta às 16h. “Tão bom vermos as crianças já interagindo nos stands vendo os livros que vão estar disponíveis. Será um momento muito bom para nossa cidade. Com o tema “Dias que não deixaremos para trás”, o festival terá como eixos temáticos a sustentabilidade e o empreendedorismo nas apresentações sem perder o mundo mágico da literatura. Aguardamos todos na praça”, convidou o prefeito

As novidades desta temporada são que além da vasta programação, o público terá o espaço “Leitura é bom e eu gosto”, onde acontecerão as apresentações; a “Bebeteca”, um local com livros para crianças até 3 anos e o Espaço Gourmet com saborosas iguarias. “Vai ser um movimento artístico e educacional. Durante cinco dias, o público poderá conferir peças de teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda”, relatou o secretário da pasta, Weber José Gomes.

O produtor executivo Flávio e Rodrigo, explicaram que o Energia para Ler vai acontecer durante cinco dias e também promoverá os artistas locais. “Ele terá ainda personalidades do cenário artístico nacional como o ator Ricky Tavares que está no ar na novela Além da Ilusão, da TV Globo; os ginastas Daniele e Diego Hypólito, além da atriz e cantora Letícia Soares, vencedora do 7º Prêmio Cesgranrio de Teatro na categoria “melhor atriz em teatro musical” por “A Cor Púrpura”, explicou o produtor executivo, Flávio Valadares.

O Simpósio de Educação e Cultura encerra a programação com a distribuição de kits literários para alunos e professores da rede municipal no último dia do evento. “O Simpósio fecha a programação com chave de ouro, porque vamos discutir a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor em cada cidade. Será um momento de troca e a nossa busca é incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, garante Flávio.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/livros-palco-tendas-e-barracas-de-artesanato-praca-nilo-pecanha-recebe-o-festival-literario-energia-para-ler/