GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL BUSCA PARCERIA COM CULTURA DO ESTADO PARA MONTAR SALA DE CINEMA EM TRAJANO

O que é cultura? Para que serve? Como funciona e qual a sua importância na sociedade? Essas são perguntas sempre freqüentes entre um diálogo e outro. A resposta é que cultura é tudo aquilo que se transforma e transforma as pessoas. E foi com essa afirmação, que os gestores públicos da prefeitura de Trajano de Moraes, se reuniram com o Secretário Estadual de Cultura do Rio de Janeiro Leandro Monteiro. No encontro, eles tentam montar em parceria uma Sala de Cinema completa em Trajano.

Discutir e debater de forma ampla a importância da cultura em Trajano de Moraes. De acordo com o coordenador de Cultura Eliando Garcia – Sassá, desde que o prefeito Rodrigo Viana e o vice Jorge Diniz assumiram a gestão pública em 2016, eles buscam formas e modalidades de desenvolver a cultura na cidade, de um jeito que essa atividade chegue a todos.

Sassá observou durante o encontro, a dificuldade de manter no interior como um todo – a cultura em plena atividade. “Para quem mora em Trajano de Moraes, é difícil acesso a um teatro, cinema, e até mesmo atividades lúdicas que envolvam a cultura. Para isso é preciso ir a cidades como Nova Friburgo, Macaé e até mesmo ao Rio de Janeiro. O que buscamos aqui no Rio é uma parceria para que o trabalho desenvolvido pela gestão ganhe notoriedade e desta forma expanda como mais uma opção para nossos jovens, por exemplo”, exemplificou.

Dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na região metropolitana. Diante dessa carência, a Secretaria, como gestora da política pública para o audiovisual no estado, busca com este projeto ampliar o parque exibidor fluminense, promovendo o acesso da população à produção audiovisual, estimulando a constituição de novas empresas e fortalecendo grupos exibidores regionais.

“A presença de uma sala de cinema aqui em Trajano de Moraes representará um incentivo ao consumo da arte, à formação de plateia e faz parte da estratégia de implantar formas de desenvolver a economia do entretenimento, aportando mais empregos e ampliando a circulação de bens culturais, além de incentivar espaços coletivos de convivência, pensamento e discussão”, destacou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos Juninho Azevedo – que também participou da reunião.

A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, como gestora da política pública para o audiovisual, acredita que através deste programa irá ampliar significativamente a demanda e o acesso às obras cinematográficas, estimular a constituição de novas empresas e fortalecer grupos exibidores regionais.

“A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade. Na verdade cultura é o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Assim, a cultura representa o patrimônio social de um grupo e a soma de padrões dos comportamentos humanos”, citou o diretor de Cultura Weber José Gomes.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/gestao-publica-municipal-busca-parceria-com-cultura-do-estado-para-montar-sala-de-cinema-em-trajano/