EXERCÍCIOS FÍSICOS AO AR LIVRE LEVAM MAIS QUALIDADE DE VIDA A TERCEIRA IDADE EM TRAJANO

Imagina você repetido uma atividade física, uma, duas, três até cinco vezes. A variação é constante, e pode fazer a pessoa exercitar vários músculos em um único movimento. Assim tem sido as aulas administradas pelo professor Junior Pinho, para o grupo da Terceira Idade em Trajano de Moraes. As atividades presenciais retornaram, e aconteceram também no espaço de lazer pelo menos uma vez na semana na Floresta Estadual José Zago – Floe, no bairro Represa. A coordenação das atividades fica a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a secretária da pasta, Juliana Esteves Viana, as atividades têm duração de 60 minutos. “Antes de eles iniciarem os exercícios com os aparelhos, é feito o aquecimento, o que ajuda muito na hora de desenvolver. São exercícios repetidos que favorecem diretamente a musculatura. O nome certo do treino é funcional”, explicou.

Ela acrescentou ainda que a procura pelas atividades aumentaram. “É um treino que melhora a autoestima e consequentemente a qualidade de vida. Quero agradecer a equipe que desenvolve as atividades pelo excelente trabalho. O resultado tem sido visivelmente alcançado. Vale destacar que o CRAS Trajano está com inscrições abertas”, comentou.

Desde que as aulas retornaram, os usuários do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS participam assiduamente das atividades ofertadas pela prefeitura. O professor Junior Pinho, destaca que o foco das atividades é fazer com que os usuários treinem da forma mais parecida com as atividades que exercem na rotina, para que haja uma transferência de desempenho na hora que forem colocados em prática como, por exemplo, ações do lar.

As aulas têm duração de 1h e são divididas em três partes. “Vale lembrar que são 15 min aquecendo com alongamento, mobilidade, ativação e estabilidade articular com objetivo de preparar o corpo para o treino principal. Logo após os usuários fazem 30 min de treino de força. Este tem como objetivo ganho e manutenção da massa muscular”, concluiu.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/exercicios-fisicos-ao-ar-livre-levam-mais-qualidade-de-vida-a-terceira-idade-em-trajano/