Estado inicia novo levantamento de áreas de risco na Região Serrana

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) iniciou, nesta segunda-feira, dia 23, o mapeamento de áreas de risco iminente a escorregamentos de encostas do nono bloco, que engloba os municípios de Cantagalo, Carapebus, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Levy Gasparian, Macuco, Paraíba do Sul, Porto Real, Quatis, Quissamã, Rio das Flores, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Trajano de Moraes, Três Rios e Valença.

O trabalho começou em Sapucaia, no dia 23 de julho, com Oficina Técnica e dia 30 de julho, em Três Rios, outra oficina. Nos dias 6 e 13 de agosto, estão programadas oficinas, respectivamente, em Santa Maria Madalena e Trajano de Moraes, na região Serrana, dando continuidade aos trabalhos para os demais municípios.

As Oficinas Técnicas são a primeira fase do mapeamento, quando se reúnem os técnicos do DRM-RJ, da empresa contratada, REGEA Geologia e Estudos Ambientais Ltda, e representantes da Coordenação Municipal de Defesa Civil (COMDEC), para apresentação da metodologia do mapeamento e indicação, pelos representantes do município, dos setores de risco iminente a escorregamentos. Após a oficina, a empresa produz um mapa preliminar dos setores de escorregamentos para auxiliar o mapeamento pela equipe de geólogos.

A próxima fase do trabalho é o sobrevoo destas áreas para obtenção de fotografias atualizadas, que serão utilizadas pelos geólogos para percorrer cada uma das áreas, avaliando o risco existente. A última etapa é a confecção do mapa de risco iminente do município, identificando locais e casas ameaçadas, além do número de pessoas expostas. O produto final, que será entregue às autoridades municipais e estaduais, é constituído deste mapa, acompanhado de fichas detalhadas correspondentes a cada setor, indicando soluções geotécnicas para cada um dos casos de risco iminente detectados pela equipe de mapeamento.

O prazo de mapeamento para os serviços é de seis meses e os resultados já serão encaminhados às Defesas Civis municipais à medida que fiquem prontos. Flavio Erthal, presidente do DRM-RJ, esclarece que, desta forma, as autoridades locais receberão as informações para orientação de suas ações antes do início do próximo período chuvoso.

“Nosso propósito é acelerar o processo de mapeamento de risco iminente no Estado. Temos 18 municípios em mapeamento e estamos iniciando mais 18. Com os 31 entregues em dezembro de 2011, teremos, em dezembro de 2012, 67 municípios mapeados quanto a risco iminente no Estado. Esta é a meta, ficando os demais municípios para a outra etapa, que abrangerá os municípios nos quais o grau de risco é menor”, completa Erthal.

Além da participação das COMDECs locais, a Secretaria de Estado de Defesa Civil está apoiando o mapeamento, através da sua Superintendência Operacional, que acionou todos os municípios contemplados, mobilizando as autoridades locais. Os serviços contam com recursos disponibilizados pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano – FECAM, da Secretaria do Estado do Ambiente – SEA. – Pretendemos cobrir todo o Estado com este mapeamento até 2013 – finaliza o presidente.

Fonte: Folha Popular

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/estado-inicia-novo-levantamento-de-areas-de-risco-na-regiao-serrana/