Escola de Música de Trajano recebe investimentos da Prefeitura

Melhorias nas instalações e aquisição de novos equipamentos têm atraído mais alunos para a unidade

Depois de sofrer um descaso do poder público municipal, ano passado, as notas musicais voltam a aparecem suaves na lousa branca pendurada na parede da Escola de Música Zélia Alves Fajardo, em Trajano de Moraes, na Região Serrana. O som de alguns acordes é outro item que chama atenção, quando ganham dimensões estrondaste no espaço que atualmente recebe os futuros músicos da cidade.

Após indicação do vereador Ralph Moreira, a Escola de Música ganhou recentemente mobiliários novos, lousa, e teve o espaço totalmente reformado. O investimento foi possível, após uma parceria da prefeitura através da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com a Sociedade Musical Trajanense.

De acordo com o vereador Ralph, a meta é difundir a cultura em Trajano. “Precisamos de um local onde as crianças tenham aula e aprendam a tocar um instrumento. Indiquei a aquisição de material didático, carteiras escolares novas, instrumentos e material para o desempenho nas aulas. O nome da professora Zélia Alves Fajardo que deu sua vida pela banda da cidade, foi outra homenagem que achei justa”, conta o vereador.

Considerado como mais um dos passos importante dado pela gestão do prefeito Rodrigo Viana, o investimento no local também teve incentivo de Elielton Riguete – secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Em entrevista o presidente da escola Roberto Eduardo Caetano, o Gil, destaca o valor da parceria como excelente para a cultura da cidade. Segundo ele, após a reforma, a procura aumentou. “Estamos fazendo cadastro e conforme vai surgindo vaga, vamos chamando os interessados”, disse o presidente.

O sonho de quem trabalha no local, surge a cada nota soprada em um dos instrumentos, é o que afirma o vice-presidente e maestro Maichel da Silva. “Pretendo colocar nossa Trajano de Moraes novamente na rota musical da região. Temos potencial de voltar a disputar concursos de Bandas e Fanfarras. Imagina que lindo, vemos nossos alunos perfilados em sintonia divulgando o nome de nossa cidade, por esse mundo a fora”, cita Maichel.

O espaço oferece aulas gratuitas de música para os moradores da sede e dos distritos. “Atualmente temos cerca de 20 alunos, é um numero considerado pequeno. Pretendemos aumentar essa demanda e consequentemente expandir as aulas para os moradores dos distritos. É importante dizer que para a prática da arte, não tem idade. Basta ter aptidão, e vontade de aprender”, sugere.

Fomentar de forma correta a expansão da unidade é um sonho antigo do prefeito Rodrigo Viana, que afirma ser admirador de música. “Sempre tive vontade de poder incentivar os alunos de Trajano. Com isso tenho certeza que estamos fazendo a nossa parte no que se refere à cultura. Se o aluno tem aptidão ele até pode futuramente viver da música. Vale a força de vontade de cada um”, declara.

O coordenador do curso, o maestro José Roberto da Rocha, garante que a qualidade de todos os instrumentos é a mesma quando o aluno aprende. “Eles chegam aqui achando que logo vão tocar os instrumentos. Antes eles aprendem aula teórica para depois a praticar. Desse jeito eles tomam gosto e nunca mais esquecem”, explica.

E prova disso é que o pequeno Weverton Poubel, de apenas nove anos não falta uma aula. “Quero ser igual a meu pai, e quem sabe até ser um musico profissional”, disse. Já a pequena Maria Clara Rodrigues, de 10 anos, sonha em aprender bateria. “Gosto do som e quero aprender para poder tocar na igreja”, conta. O músico Marcos Rodrigues, frequenta o local há 19 anos. “Tudo que sei sobre música aprendi aqui. Sou muito grato à oportunidade”, revelou.

A unidade funciona diariamente na rua Darcília de Moraes, no Centro. Os interessados em garantir uma vaga, precisam estar matriculados e estudando se for menor de 18 anos. Mais informação no celular (22) 99981-6705 – Roberto Caetano, (22) 98126-0003 Maichel da Silva, ou do maestro José Roberto (22) 98183-3685.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/escola-de-musica-de-trajano-recebe-investimentos-da-prefeitura/