DEFESA CIVIL DE TRAJANO CORTA ÁRVORE COM RISCO DE QUEDA PRÓXIMO A RODOVIA

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Trajano de Moraes entrou em ação mais uma vez. Desta, para evitar riscos eminentes aos usuários que trafegam pela Rodovia Estadual de acesso ao distrito de Visconde de Imbé. No local, uma árvore oferecia risco de queda. Parte dela estava queimada e apresentava sinais de pobre e com cupim. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, foi acionada para uma vistoria e seu corte foi autorizado.

Após a vistoria de um profissional gabaritado, que constatou a gravidade da situação, a Defesa Civil providenciou a retirada da árvore com pessoal e equipamentos de segurança. O arbusto estava oferecendo risco de queda na pista a qualquer momento, colocando em risco a vida de motoristas e demais usuários da via. O corte da árvore foi realizado com apoio de agentes da Guarda Civil Municipal e a rodovia totalmente sinalizada.

De acordo com o secretário Municipal da Defesa Civil, Renato Stellet, a árvore apresentava ter idade avançada, o que aumentava a probabilidade de queda. “Uma árvore nessa situação pode matar uma pessoa e até pior, vitimar uma família que esteja trafegando na rodovia. Ela tinha outro agravante, estava próximo à rede elétrica o que aumentava ainda mais o risco. Tivemos enquanto órgão fiscalizador antevê o problema e não esperar o pior acontecer”, explicou.

Segundo informações os estudos técnicos comprovaram que a estrutura da árvore estava literalmente deteriorada e fragilizada. Ela estava com a maior parte do tronco queimada, sendo sustentada apenas pelas raízes. “Por ser uma árvore antiga, muito grande e com uma copa mediana, foi preciso todo cuidado para que não houvesse qualquer tipo de problema durante o processo de corte. A ação foi totalmente segura”, afirmou Renato.

O secretário lembra que nessa época do ano, se estendendo até o mês de outubro, o clima fica seco e as chuvas escassas deixando assim, a vegetação suscetível às queimadas. O tempo contribui para a rápida propagação do fogo, causando sérios danos às pessoas e ao meio ambiente. “A população deve ter consciência de não colocar fogo para limpar terrenos. Essa árvore especificadamente estava com o tronco queimado. Isso a tornou grave”, explicou.

A queimada além de ser proibido por lei traz inúmeros problemas à saúde das pessoas que estão em seu entorno, referentes a questões respiratórias e de visão, por exemplo.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-corta-arvore-com-risco-de-queda-em-rodovia/