DEFESA CIVIL DE TRAJANO ALERTA POPULAÇÃO DE COMO AGIR EM DIAS DE MUITA CHUVA

Imagina um temporal com ventos fortes, as chamadas, conhecidas e muita das vezes temidas: chuvas de verão. Com a proximidade da estação mais quente do ano, e automaticamente as altas temperaturas por conta do clima quente, o bom é redobrar a atenção, pois certamente virá chuva no final do dia. Ai é que entra as orientações dos agentes da Defesa Civil Municipal de Trajano de Moraes. E para isso, a equipe está sempre de prontidão nas ruas para atender de forma rápida, segura e eficaz à população em caso de emergência. O prefeito Rodrigo Viana já solicitou o atendimento em qualquer caso de emergência.

De acordo com a secretária municipal de Defesa Civil, Aline Marques de Souza, a maior preocupação dos agentes está concentrada nos casos de deslizamentos e dependendo da área os alagamentos. “A gente alerta, principalmente os cidadãos que moram em áreas de risco que ao perceberem qualquer situação de emergência como rachaduras nos imóveis, escorregamento de terra, inclinação em postes e árvores, ligue imediatamente para a central da Defesa Civil que funciona 24 horas por dia ou vá até a unidade que fica na Praça Nilo Peçanha no Centro, e comunique o fato”, solicitou.

Nesses casos, assim como em situações de chuvas torrenciais, o órgão orienta que os moradores deixem as residências e procurem um local seguro. “Conforme orientação, é preciso que os moradores se conscientizem. Essa dica vale principalmente para quem reside próxima a áreas consideradas de risco. Outra ação importante é que evite jogar lixo e entulho nas encostas, ou as margens de rios e córregos”, sugeriu.

Em muitos casos, para evitar problemas, muitas pessoas encobrem o terreno vulnerável com lona plástica, precavendo-se de um incidente. “O morador antes de colocar a lona deve procurar a Defesa Civil para que o agente habilitado faça uma analise do solo, ou seja, do terreno. É importante a análise antes da colocação do plástico. É importante para que o profissional avalie a área e verifique a real necessidade da colocação do material, assim como a dimensão. Agindo desta forma ele poderá está evitando um acidente coberto”, alertou.

Ainda segundo Aline Marques, se o local for pequeno e de fácil acesso o próprio morador pode instalar o equipamento. “Se a área for íngreme, muito grande e o morador tiver dificuldade de locomoção uma equipe da Defesa Civil faz a colocação. O alerta, porém, deve ser mantido a qualquer sinal de rachaduras no terreno, encostas ou paredes, assim como ruídos ou estalos no imóvel, pequenos e constantes deslizamentos de terra e árvores ou postes tombando”, acrescentou Aline, lembrando que o todo ação segue tem pedido especial do prefeito Rodrigo Viana

 

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/defesa-civil-de-trajano-alerta-populacao-de-como-agir-em-dias-de-muita-chuva-2/

Skip to content