CHUVA ACOMPANHADA DE RAJADAS DE VENTOS CAUSA TRANSTORNOS EM TRAJANO DE MORAES

A chuva que atinge diversas cidades no estado do Rio de Janeiro, desde a segunda quinzena de fevereiro, chegou ao município de Trajano de Moraes, causando transtornos. De acordo com a Defesa Civil municipal, nas últimas semanas choveu acima do esperado. E ela veio acompanhada de rajadas de ventos. Em alguns locais a ventania derrubou árvores, quebrou galhos e causou muitos transtornos principalmente na zona rural. Já na área central o vento desalinhou as placas de sinalização, que a pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Matias Mendes foram realocadas imediatamente.

Em outros pontos a precipitação e a força da água gerou deslizamento de terra, alagamentos e queda de galhos. “Trabalhamos em conjunto para organizar tudo. São muitos os chamados. Nessa época do ano, sabemos que esse período é assim mesmo, ou seja, as chuvas caem com pancadas isoladas. Elas são chamadas de chuva de verão e isso causa transtornos inevitáveis”, explicou o secretário municipal de Defesa Civil, Egmar Pecly Neto.

Devido à possibilidade de mais precipitações de mais chuvas no decorrer dos próximos dias, a Defesa Civil da cidade continuará trabalhando em estado de atenção. Entre os locais atingidos estão o distrito de Visconde de Imbé, Barra dos Passos, Serra das Almas, São Francisco de Paula entre outros.

“Tivemos quedas de barreiras, parte de estradas interditadas por causa do transbordo de rios, estradas com quedas de barreiras e de árvores entre outros problemas. Estamos buscando atender a todos. A Defesa Civil, a secretaria municipal de Obras e Serviços Públicos e a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito estão atendendo aos chamados”, destacou o prefeito Rodrigo Viana.

Para alertar a população, a Defesa Civil vem emitindo, através das redes sociais, notificações sobre as chuvas. Em situações de risco e necessidade de resgate, o primeiro contato deve ser com a Defesa Civil ou Guarda Municipal. Antes dos riscos iminentes, em casos de possíveis desmoronamentos, rachaduras, entre outros, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199.

“Manter-se alerta e ao menor sinal de incidentes acionem o socorro e procurar abrigo seguro até que o resgate chegue ao local também são orientações passadas pelo órgão. Vale enfatizar que as pessoas devem evitar se locomover no momento de chuva muito forte. Outro é não se abrigar embaixo de árvores e não utilizar equipamentos elétricos em lugares úmidos”, concluiu o secretário municipal de Defesa Civil.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/chuva-acompanhada-de-rajadas-de-ventos-causa-transtornos-em-trajano-de-moraes/