CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO ALERTA POPULAÇÃO TRAJANENSE PARA PREVENÇÃO CONTRA HIV/AIDS

A prefeitura de Trajano de Moraes apóia a Campanha Dezembro Vermelho. O objetivo é conscientizar toda a população durante o mês de dezembro, com ações direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A secretaria municipal de Saúde efetuará ao longo do mês, atividades e mobilizações, como a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Ana Paula Oliveira, durante esse período também haverá distribuição de preservativo masculino, gel lubrificante e muita instrução e informações sobre prevenção da doença. “Temos uma gama de profissionais técnicos que irão tirar dúvidas sobre doenças. É muito importante a participação da população neste momento onde toda a dúvida poderá ser tirada”, disse Ana Paula.

Conforme a secretária de saúde, a campanha acontece no Posto de Saúde Central Doutor Augusto Lemgruber e tem o intuito de chamar a atenção da população. “Vale destacar sempre os cuidados que se deve ter para não contrair nenhum tipo de doenças sexualmente transmissíveis. Durante todo o mês de dezembro serão desenvolvidas atividades de mobilização e conscientização ao combate do HIV/AIDS”, acrescentou.

O Coordenador do Posto de Saúde Lucas Esteves disse que além do combate, a campanha tem como missão fazer um diagnóstico precoce. “As ações também tem o objetivo lutar contra o preconceito existente. O preconceito mata, por isso, queremos conscientização para que a indiferença não seja algo presente na vida das pessoas. Durante o mês de dezembro será feito um trabalho de educação permanente. A prevenção e diminuição do preconceito são muito importantes”, destacou Lucas.

Ainda segundo ele, é muito importante a prevenção. “Quanto mais cedo esta doença for detectada melhor será o tratamento. Apesar de toda a informação que hoje a população tem sobre a doença, a Aids ainda preocupa, porque as pessoas ainda morrem infelizmente desta doença”, enfatizou ele.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/campanha-dezembro-vermelho-alerta-populacao-trajanense-para-prevencao-contra-hivaids/