O evento aconteceu no Clube Litero Esportivo de Natividade (Clean), no centro da cidade e contou com a participação de 18 municípios do Estado do Rio de Janeiro. Mais uma vez a ação encantou o público participante. Os jurados tiveram muito trabalho para julgar a melhor poesia no meio da tantas prosas e versos de altíssimo nível.
A difícil missão de julgar os dois melhores poetas do VII Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas RJ – 2019, foi Cintia da Luz – Técnica do Ministério da Educação, Marco Antonio Corrêa da Silva – Presidente da FESEP/RJ – Federação dos Servidores Públicos Municipais no Estado do Rio de Janeiro, Rita de Cássia Lopes Moreira – Professora de língua portuguesa e presidente da Comissão Municipal do II Festival de poesia nas Escolas de Dores do Rio Preto- Espírito Santo.
Outro outro foi Maxwel do Carmo Riva – professor de língua portuguesa e literatura, técnico na Secretaria Municipal de Educação de Dores do Rio Preto – Espírito Santo, Maria Aparecida Morete Pinheiro – professora língua portuguesa e literaturas de Dores do Rio Preto – Espírito Santo. O VIII Festival Intermunicipal de Poesia nas Escolas RJ – 2020 será em Carapebus-RJ