+1.000 ANIMAIS VACINADOS – VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL / SECRETARIA DE SAÚDE

A Campanha de Vacinação no município tem sido positiva, claro, com a participação efetiva da população. Em diversas localidades já foram vacinados mais de 1.000 animais (cachorros e gatos).
A Prefeitura de Trajano de Moraes continua na campanha para atender as demais localidades. E através da Secretaria Municipal de Saúde, o DIA D – VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA ANIMAL vai continuar para atender 100% do nosso município.
O médico veterinário e Superintendente de Vigilância em Saúde, Dr Saulo Pacheco explica que o objetivo maior da campanha vai além de vacinar cães e gatos.
“Existe uma recomendação do Ministério da Saúde de eliminar a raiva humana transmitida por essas espécies até 2030. A principal estratégia para eliminar a raiva transmitida por cães e gatos é a vacinação. Então, o maior objetivo da campanha é a promoção da saúde humana e animal. Vacinando cães e gatos teremos essas espécies animais devidamente imunizadas, e nós não teremos a raiva humana”, destaca.
A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por vírus. No ciclo urbano os principais elementos responsáveis pela transmissão do agravo são os cães e gatos. A única forma de prevenir a raiva é através da vacinação, que não tem contraindicação. Caso não seja feita a devida prevenção, a doença acomete o sistema nervoso central e evolui rapidamente, sendo letal em aproximadamente 100% dos casos, tanto para os homens quanto para os animais.

Link permanente para este artigo: https://trajanodemoraes.rj.gov.br/1-000-animais-vacinados-vacinacao-antirrabica-animal-secretaria-de-saude/