Durante o dia da campanha, 31 de maio, na Praça Nilo Peçanha, no centro da cidade, as agentes comunitárias de saúde Sandra, Nika, Marizete, Janinha, Jaqueline, Vanuza, Fabiana e Lucimar abordaram populares e distribuíram folhetos explicativos, dando conselhos aos fumantes e explicando sobre o mal que o cigarro causa no corpo humano.
Para a psicóloga Suzane Sias, coordenadora do projeto antitabagismo no município trajanense, o tema este ano é muito importante para discussão, pois o governo federal alerta: “Fumar faz mal para você e faz mal para o planeta”. Seguindo esta linha, a sua equipe juntamente com a Secretaria de Educação realizou um trabalho com mais de 200 crianças do colégio Alfredo Lopes mostrando que o cigarro faz mal a todos, que fumam diretamente e indiretamente, além de trazer doenças principalmente para os pulmões. “Agradeço ao apoio do prefeito e da primeira-dama Rejane Gomes, que sempre estão investindo em campanhas de prevenção da saúde” -disse Susana.
No Colégio Alfredo Lopes Martins, realizou-se um grande encontro de alunos com o prefeito municipal, primeira-dama, secretaria de educação e profissionais do projeto antitabagismo, onde através de um concurso foi escolhida a melhor frase de conscientização e prêmios foram entregues ao vencedores.
Por Geraldo Carvalho