Texto e foto: Geraldo Carvalho
Segundo fontes do engenheiro mecânico Geovane Canela, a meta da Anatel é de levar telefonia para diversas partes do Brasil e que Trajano de Moraes foi detectado como um município em potencial rural muito grande e por isso os investimentos estão a passos largos com construções de torres. “Em Tapera, que já foi construída a primeira unidade, aguarda o funcionamento do alto da Serra das Almas emitir o sinal.” Informa.
Ainda em suas explicações, dez funcionários realizam obras de montagem e ainda nesta semana está prevista a entrega da montagem e logo depois os técnicos aguardam técnicos para montagem do site que receberá e emitirá sinal celular.
Vale ainda completar que a torre que está sendo erguida nas Almas está situada a uma altura de 1.056 metros de altura, e terá uma raio de abrangência de 70 quilômetros, ou seja, quem tiver visão da torre terá sinal celular e para compensar as “sombras” que são as montanhas e outros obstáculos, terão torres como a de Tapera e possivelmente a de Visconde de Imbé para as retransmissão, que já foi solicitada pelo executivo trajanense.