Outra ação positiva foi o reabastecimento com medicamentos nas Farmácias Básicas de Saúde. “A gestão pública municipal está dentro do tempo fazendo a parte dela. Hoje estamos entregando a população vários tipos de medicamentos, e ouvindo a população. Atualmente a Saúde de Trajano atende a pacientes com hipertensão, diabetes, depressão, infecções entre outras, e esses remédios são importantes para eles”, disse Lucas Esteves.
“Nossa cidade tem uma Policlínica e Postos de Saúde da Família em locais como Sodrelândia, Tapera com atendimento volante em Gravatá e Arranchadouro, Ponte Nova, Maria Mendonça com atendimento volante em Tirol e Alto Macabu, Serra das Almas, Monte Café, Barra dos Passos (São Caetano, Barra do Lírio, Olaria, Penedo) e Visconde de Imbé. Esses pontos são importantes para o atendimento de nossa população”, enfatizou Lucas.
Sobre os medicamentos entregues a população de graça, o usuário/paciente precisa apresentar pelo menos a receita prescrita pelo médico da rede no ato. Em geral, os profissionais já sabem quais remédios são oferecidos gratuitamente e optam por eles no momento da prescrição. Pra doenças mais graves, é necessário também dar entrada a um protocolo e fornecer um laudo sobre a doença.
“É importante destacar que não é qualquer medicamento que oferecemos gratuitamente na rede, mas sim o que está padronizado na lista Relação dos Municipal de Medicamentos Essenciais – Remume, e as situações clínicas a quais eles estão previstos. O usuário precisa ter a informação correta, saber como acessar o medicamento, o que precisa apresentar, e buscar assistência”, completa Lucas Esteves.
“Para ter acesso ao medicamento gratuito aqui em Trajano e nos distritos, o usuário deve apresentar uma receita médica do SUS. Paciente com plano de saúde interessado nos remédios deve se cadastrar no sistema público e ser atendido pelo médico do SUS, que irá prescrever o medicamento”, explicou Lucas Esteves.