Prefeitura de Trajano de Moraes

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO PEDE AO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA ANTECIPAR VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

????????????????????????????????????

Foto meramente ilustrativa

Atento ao primeiro caso suspeito de coronavírus no Estado do Rio, o secretário municipal de Saúde de Trajano de Moraes, Lucas Esteves, resolveu pedir através de ofício ao Ministério da Saúde, a antecipação da vacina contra a gripe. A Vacina não previne contra o coronavírus, mas autoridades avaliam que facilita o diagnóstico para separar casos quando há sintomas como febre e tosse. A ação poderá ser uma forma de prevenção.

“A gente não quer que nosso município registre nenhum caso, mas não podemos ficar de braços cruzados. Uma forma de tentar amenizar e facilitar o diagnostico é vacinando a população contra a gripe, ou seja, antecipando. Recentemente estive no Rio de Janeiro junto com o coordenador de Vigilância e Saúde, Saulo Pacheco e participamos do workshop ‘Ações de Contingência do Novo Coronavírus no Estado do Rio de Janeiro’, no Centro do Rio. O objetivo do encontro foi debater ações de bloqueio ao 2019-nCoV e eliminar possíveis dúvidas”, explicou o secretário da pasta.

Em recente entrevista, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou a intenção de antecipar a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil após o primeiro caso confirmado de coronavírus no país. A vacina contra gripe não previne contra o coronavírus. As autoridades, porém, avaliam que a imunização facilita o diagnóstico para separar os casos quando há sintomas como febre e tosse.

A vacinação está prevista para começar entre a última quinzena de março e o início de abril. “Se tivermos como antecipar, podemos começar pelo Rio Grande do Sul. O inverno chega um mês antes no Sul do Brasil”, afirmou o ministro a um site de notícias.