Prefeitura de Trajano de Moraes

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TRAJANO COMEMORA “AGOSTO DOURADO” EM POSTO DE VISCONDE

O Governo Municipal de Trajano de Moraes, através da Secretaria Municipal de Saúde,  em comemoração ao Agosto Dourado, realizou um encontro com as gestantes no Posto de Saúde da Família Jalmeir Moraes Viana, em Visconde de Imbé. Esse ano o tema foi: Agosto Dourado, Juntos Pela Amamentação. Agosto é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, e segue um pedido do prefeito Rodrigo Viana e do vice Jorge Diniz.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Esteves, participou do evento que contou com a presença de várias gestantes. Ele destacou os pontos positivos que a amamentação traz para a criança e também para a mãe. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade ao leite materno, sendo indiscutíveis seus benefícios à criança.

“Amamentar é muito mais do que o ato de nutrir. Envolve afeto e envolvimento emocional entre mãe, bebê e família. Além disso, repercute no estado nutricional da criança, nas suas habilidades de se defender de infecções, diminuiu o risco de alergias, garante a qualidade higiênica e por conta disso, diminui a ocorrência de diarreias, reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes, tem efeito positivo na inteligência e no processo cognitivo do lactente”, disse o secretário.

No encontro foram enfatizados os cuidados com as gestantes e bebês, assim como o incentivo ao aleitamento materno. Teve participação dos profissionais da Unidade de Saúde que ofereceu ainda kit de bebes e um café da manhã. Agosto foi instituído como o mês da amamentação com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. É recomendado a amamentação exclusiva até os seis meses de vida e aliada a outros alimentos até dois anos ou mais.

Ainda segundo o secretário, o evento encerra o mês de incentivo com um saldo positivo de ações. “A gente percebe o diferencial no desenvolvimento da criança e acreditamos que a amamentação é uma grande responsável por isso. Nosso objetivo é envolver toda a família nesse processo, para que a mãe não se sinta sozinha e que ela saiba que pode contar com uma rede de apoio durante esse processo”, exemplificou ele.